Vice-presidente da OAB abre as comemorações do mês da advocacia na seccional Sergipe saudando 200 jovens advogados

Especial. Assim foi a noite desta quinta-feira, 03, para os 200 jovens bacharéis que receberam a carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, durante a solenidade de compromisso com advocacia realizada no Teatro Atheneu.

A cerimônia contou a participação do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio da Silva Chaves, que veio ao Estado exclusivamente para saudar os novos colegas de profissão. Ao iniciar sua fala, Luís Cláudio parabenizou o presidente da OAB/SE pela luta em defesa das prerrogativas e valorização da advocacia. Seguindo com seu discurso, ressaltou a importância da solenidade e pontuou que a ética, a cidadania e o conhecimento jurídico são itens essenciais para se tornar um profissional de sucesso.

“Faço questão de estar presente na entrega de carteiras. Considero um evento importantíssimo, que convida o jovem advogado a participar desta entidade que irá tutelá-lo durante toda vida profissional. Costumo dizer que vocês recebem aqui o passaporte da cidadania, que assegura os direitos aos milhões de brasileiros que necessitam do nosso trabalho.  Hoje vocês assumem um compromisso com a ética, a defesa dos direitos humanos e a boa aplicação das leis. Lembrem-se: a advocacia não é apenas um meio de vida, a luta pelo direito é a razão da nossa vida”, enalteceu o vice-presidente nacional, que na ocasião foi homenageado pela seccional, com uma placa de reconhecimento pelas ações desenvolvidas em benefício da advocacia brasileira.

Na solenidade o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, também frisou o papel valioso da advocacia na garantia dos direitos sociais. “É uma solenidade marcante na vida dos novos colegas que ao prestarem esse compromisso, ingressam na Ordem para exercer a nobre profissão da advocacia. Hoje vocês festejam uma vitória, a concretização de um sonho acalentado por no mínimo cinco anos. Essa é uma noite de celebração e renovação de energia para continuarmos a luta em prol da valorização da advocacia e em defesa dos mais altos interesses da cidadania”, ressaltou o presidente.

O secretário geral da OAB/SE, Aurélio Belém, chamou os jovens advogados de soldados e afirmou que eles iniciam na Ordem como um importante reforço para advocacia.  “Neste emocionante encontro, recebemos com carinho esses soldados que lutarão ao nosso lado pelos direitos e garantias fundamentais do ser humano. Hoje a juventude se une ao exército da cidadania e da democracia, somando forças na defesa da sociedade”.

A oradora da turma, Blanda Vieira, citou exemplos na advocacia brasileira: Gonzaga Pinto, tido como maior abolicionista do país, e Myrthes Gomes dos Campos, a primeira mulher advogada do Brasil. Em sua fala, a jovem abordou ainda a trajetória percorrida pelos bacharéis até a aprovação no exame da Ordem.

“Foi uma jornada longa, árdua e muitas vezes repleta de pungentes sacrifícios. Não apenas nossos, mas de nossas famílias. Que em meio a todas as dificuldades, dores e obstáculos, estiveram ao nosso lado, sonhando junto conosco. Hoje os esforços são coroados, somos jovens advogados. Com honra acolhemos essa posição, posto que termo jovem advocacia não tem a pretensão de nos diminuir, ao contrário, vem exaltar nossa maior virtude: a juventude. O olhar novo e a expectativa de um futuro brilhante. Abracemos com vontade a nova estrada, cheia de promessas e esperanças. Que ao trilhar esse caminho, possamos fazer a diferença na sociedade”, almejou a oradora.

José Wilson Vieira, pai de Blanda, não escondeu a felicidade ao falar sobre a conquista da filha. “Esse é o sonho dela e agora ele se transformou em realidade. Blanda está colhendo os frutos de todos os anos de estudo e dedicação. É um momento de muita alegria para ela e para toda nossa família”, celebrou José.