SEJUC reabrirá parlatórios do Copemcan

Atendendo ao pleito da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, a Secretaria de Justiça do Estado reabrirá os parlatórios do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan). A reabertura dos parlatórios é uma das pautas prioritárias da OAB/SE pelo resgate da prerrogativa da advocacia e pelo direito à ampla defesa e à dignidade.

Em visita a unidade prisional com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE em exercício, Robson Barros, o secretário da Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, determinou que o setor de engenharia faça os estudos necessários para reabertura dos locais.

Os parlatórios funcionarão em cinco ambientes específicos nas unidades prisionais, destinados para os advogados conversarem com os seus clientes. “É direito do advogado comunicar-se com seu cliente, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando este estiver preso, detido ou recolhido,” enfatizou Robson Barros.

Segundo o presidente da Comissão, o encontro foi marcado pela visita às instalações da unidade, a fim de definir a viabilidade da obra com instalações adequadas, seguras e funcionais.

FIM DAS REVISTAS VEXATÓRIAS

Na última sexta-feira, 04, também em defesa das prerrogativas da advocacia e da dignidade da pessoa humana, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, reivindicou do Secretário de Justiça o fim da revista vexatória nos presídios do Estado.

Na ocasião, o secretário, Cristiano Barreto, garantiu que, ainda este mês, o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho passará a ter um escâner corporal, acabando com as revistas vexatórias nas visitas dos internos que ali estão à disposição da Justiça.