ESA promove aula inaugural de Pós-Graduação em Prática Previdenciária

Na noite desta sexta-feira, 22, a Escola Superior de Advocacia (ESA) promoveu a aula inaugural da Pós-Graduação em Prática Previdenciária, ofertada pela Faculdade Inesp com apoio do Instituto Infoc. O evento foi aberto ao público, reunindo os advogados já matriculados e aqueles interessados em participar da qualificação.

A vice-diretora da ESA, Silvana Farias, deu boas vindas aos presentes e destacou a alegria da Escola de Advocacia em trazer o curso para Sergipe. “Já desenvolvemos trabalhos em conjunto com instituições de ensino, mas ainda não tínhamos tido a chance de ofertar uma pós presencial, com aulas aqui na Escola. Nossa parceria com o Infoc visa oferecer a vocês, advogados e advogadas, a possibilidade de ingressar em um curso totalmente prático em Direito Previdenciário, algo novo em Sergipe. Sejam bem vindos e aproveitem as aulas”.

Coordenador de Pós-Graduação da ESA, Max Dória, enalteceu o diferenciais da qualificação. “Este é um curso dedicado a prática. É claro que a teoria é importante e faz parte das aulas, mas é uma pós que se concentrará em levar para o advogado, através da experiência do seu corpo docente, formado por professores de renome nesta esfera, as informações necessárias para o bom exercício de suas atividades neste âmbito da advocacia. Outro diferencial é que este curso é exclusivamente previdenciário, se distinguindo das demais capacitações presencias existentes no Estado que mesclam o direito trabalhista e previdenciário, deixando, em geral, o previdenciário um pouco de lado. Isso é essencial para o advogado e, principalmente, para aquele que deseja se especializar na área”, frisou Max Dória.

Juliana Ribeiro, professora e coordenadora do curso, citou algumas das disciplinas que serão abordadas na pós-graduação, a exemplo de introdução à Advocacia Previdenciária, Aposentadoria Especial, Cálculos de Concessão de Benefícios, Relação do Direito do Trabalho com o Direito Previdenciário e Sistema de Seguridade Social.

“O grande propósito desta pós é ensinar a cada um de vocês, advogados e advogadas, os meandros da Advocacia Previdenciária. As disciplinas do curso vão expor e discutir desde a base da advocacia até as teses do Direito Previdenciário, um campo a ser explorado em Sergipe. Nosso objetivo é prepará-los para exercer da melhor forma este trabalho dentro do Estado”, ressaltou Juliana Ribeiro.

A advogada Irislene Guimarães participou da aula inaugural para se inteirar sobre o conteúdo e o método de ensino da pós-graduação. “Escolhi acompanhar a aula porque o Direito Previdenciário é uma área que me identifico bastante e na qual já venho atuando. A opção de aprimoramento é muito importante, por este motivo estou aqui hoje. Para conferir a proposta da pós e, ao final, poder realizar minha matrícula”, contou.

Já o advogado Jadson Dias assistiu à aula devidamente matriculado no curso, pois  afirmou que sempre teve vontade de militar no Direito Previdenciário e viu na pós-graduação uma boa oportunidade de se aprofundar neste campo. “Sergipe é carente de capacitações com essa abordagem, com o foco na parte prática. Existem cursos aqui voltados para esta área, mas que são direcionados a teoria. Esse enfoque dirigido a prática é pioneiro no Estado e, sem dúvidas, será enriquecedor para todos os profissionais inscritos”, disse Jadson.

Neste sábado, 23, os alunos matriculados voltam a ESA para a segunda aula da pós, que acontece das 8h às 17h40.