“Só a democracia pode salvar o Estado Democrático de Direito”, defende vice-presidente da OAB/SE

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, participou nesta quarta-feira, 27,  do 16º Congresso Nacional de Direito da Universidade Tiradentes. Em três dias, o evento discutirá temas como a democracia, a diversidade biológica, etc.

Sob o tema “As instituições jurídicas e a defesa do Estado Democrático de Direito: tendências e cenários contemporâneos”, o evento reunirá até esta sexta-feira, 29, juristas, professores e especialistas renomados que despontam nos cenários sergipano e nacional.

Para o vice-presidente da entidade, o mote do Congresso remete ao tempo atual do país, de distorções da democracia e de ataques a conquistas civilizatórias. “O que nós vemos hoje são instituições e indivíduos buscando enfraquecer a democracia que nós conquistamos”.

Segundo Inácio, somente o regime democrático é capaz de salvar a democracia e ajustar a sociedade em uma direção mais justa. “Salva-se a nação através da conscientização do povo e das instituições de que só a democracia pode salvar o Estado Democrático de Direito”.

Coordenador do Departamento de Direito da Unit, o conselheiro federal da OAB/SE, Maurício Monteiro Gentil, afirma que é necessário apresentar, a partir do Direito e através das reflexões sobre os temas, respostas para as crises ética, moral e econômica do país.

Em sua avaliação, “a presença da OAB/SE no evento é motivo de grande alegria, tendo em vista a importância da entidade no cenário brasileiro”. “A OAB representa não só a classe, mas também a sociedade, e tem exercido essa missão à altura”, considera Maurício.

Também estiveram presentes ao evento, a presidente e a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Moreira Pessoa e Valdilene Martins.