Abertura da IX Conferência Estadual da Advocacia Sergipana é marcada pela luta da advocacia

Nesta quinta-feira, 05, a abertura da IX Conferência Estadual da Advocacia Sergipana foi marcada pelo reconhecimento da luta constitucional da classe pela defesa da cidadania e dos direitos humanos e pela efetivação da justiça social e do Estado Democrático de Direito.

O evento foi abalizado pelas homenagens à advogada e ex-vice presidente da OAB/SE, Aída Mascarenhas Campos, reconhecida pela Medalha Silvio Romero, e ao advogado e ex-conselheiro federal e seccional, José Garcez de Góes, patrono da IX Conferência Sergipana.

Em seu discurso, Aída Campos, advogada há 34 anos e procuradora autárquica de Sergipe, relembrou os cargos de relevância que exerceu na OAB e a sua atuação em defesa dos mais necessitados, realizando diversos mutirões nos estabelecimentos penais de todo o Estado.

Emocionada, a advogada afirmou que por 15 anos lutou pela instituição. “Tanto lutei pelos direitos humanos e pelas prerrogativas profissionais. Agradeço esse reconhecimento e, com muita emoção, digo que tenho muita honra de fazer parte de uma classe tão desbravadora”.

Na ocasião, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, afirmou a honradez de homenagear uma mulher guerreira, que prestou tantos serviços essenciais e que honra e enaltece, com sua biografia, a advocacia de Sergipe e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Em sua fala, reconhecendo a atuação combativa de Aída Campos e José Garcez, homenageados no evento, Henri Clay defendeu que a missão da advocacia, de defender bandeiras fundamentais, é o valor mais caro e basilar do Estado Democrático de Direito.

“Essas bandeiras, como os direitos humanos e a justiça social, são a razão de ser da OAB e nesta Conferência, que tem como tema central o direito de defesa e o acesso à justiça, escolhemos com afinco dois grandes personagens que cultuam os direitos fundametais”.

Para o patrono da Conferência, José Garcez, a homenagem e o reconhecimento por sua militância, atuação e conduta ética irretocável foi motivo de grande felicidade. “Sempre fui bem recebido na OAB e fico feliz por ter sido escolhido Patrono por meus colegas”, disse.

Segundo Henri Clay, ao longo da destacada carreira profissional, Garcez, mantém o vigor intelectual e a conduta ética irretocável que orgulha a advocacia sergipana.

O primeiro dia da Conferência contou ainda com as palestras do vice-presidente Nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, que abordou a defesa no processo civil e a indispensabilidade da advocacia, e do ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, que falou sobre o papel constitucional da classe.