Comissão Sênior da CAASE inicia curso de Cuidados com o Idoso

Começou nesta terça-feira, 21, o curso de “Noções Básicas de Cuidados com o Idoso”, na Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE. Durante três dias, um grupo formado por profissionais das áreas de Serviço Social, Nutrição, Geriatria, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem compartilhará informações com o público presente.

“Já estamos na 3ª edição do curso, que partiu da preocupação da Comissão Sênior da CAASE com nossos colegas advogados que se aposentam e precisam de cuidados, e também com a sociedade civil. É um momento de estudo e aperfeiçoamento dos cuidadores, com reciprocidade de informações, esclarecimentos e, principalmente, com estímulo ao carinho”, afirma a presidente da Comissão Sênior, Lenieverson Santana de Menezes Correia.

A tarde de palestras foi iniciada pela assistente social Anair Viana, que falou sobre “Orientação e integração da família no cuidado ao idoso”. Logo após, a nutricionista Jamile Cardoso Amorim abordou o tema “Cuidado com a nutrição do Idoso”. Na sequencia, a médica geriatra Juliana Pereira esclareceu as “Competências e habilidades para o cuidado ao idoso dependente”. Por fim, a psicóloga Josenilda Medeiros debateu sobre “A relação idoso-cuidador”.

O técnico em Edificações Herriclan de Carvalho é um dos participantes do curso e destaca o valor das informações adquiridas. “Meu pai está com lapsos de memória, então estou aqui para aprender a cuidar dele e, quem sabe, contribuir com os idosos da nossa sociedade. O curso está sendo muito enriquecedor. Logo no primeiro dia, a médica falou sobre a geriatria e eu desconhecia essa especialidade tão importante”.

A presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar, compartilhou a sua experiência e ressaltou a importância do cuidado com o idoso. “Passei três anos da minha vida retribuindo à minha mãe o que ela havia me dado: amor, carinho e atenção. Cuidei dela assim como ela cuidou de mim. Com nossa equipe de profissionais, fazemos aqui na CAASE esse trabalho de multiplicar e fomentar esse amor e desejo de cuidar dos nossos idosos”.
O curso tem continuidade nesta quarta, 22, e quinta-feira, 23, das 14h20 às 18h, na sede da CAASE.