Presidente da OAB/SE encerra 5º painel da Conferência Nacional

Convidado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, proferiu palestra na abertura da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada nesta segunda-feira, 27, em São Paulo. A explanação encerrou o 5º painel do evento e teve como tema “Direito de Defesa e Prerrogativas da Advocacia”.

Em sua palestra, Henri Clay abordou a indispensabilidade da advocacia para a efetividade dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e a necessidade do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados.

O presidente da OAB/SE também ressaltou a importância de unir forças e aprofundar as lutas. “A advocacia brasileira é diferenciada do resto do mundo porque não é privatista, tem função pública, papel histórico para o fortalecimento da cidadania e na consolidação da democracia no país. Não podemos tergiversar nessa missão histórica”, asseverou.

Segundo Andrade, o problema do Brasil de hoje não está na falta de leis – “um equívoco dos bens intencionados” -, mas em seu sistema de funcionamento. “O problema do Brasil está na falta de vergonha, seriedade e compromisso com os princípios republicanos para fazer valer a lei e a Constituição Federal. Se nós temos uma Constituição de primeiro mundo, por que o Brasil vive tantas mazelas sociais?”, questionou.

O 5º painel contou com palestras de Luis Cláudio Chaves, vice-presidente do Conselho Federal da OAB; Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; Fernanda Marinela, presidente da OAB Alagoas; Técio Lins e Silva, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Charles Dias, procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, e do advogado Sérgio Ferraz.