Conselheiro federal da OAB/SE ministra palestra no I Encontro da Advocacia Negra

Em um momento histórico, o vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, conselheiro federal e presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/SE, Kleber Rênisson Nascimento dos Santos, ministrou nesta segunda-feira, 27, palestra no I Encontro da Advocacia Negra, sob o tema “Advocacia Negra: Conhecimento, Empoderamento e Contribuições”.

Promovido na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o evento especial colocou em discussão os assuntos relacionados à reparação da escravidão e à erradicação do trabalho escravo e contou com as presenças do vice-presidente da OAB Nacional, Luís Cláudio Chaves; do ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto; do juiz e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caudas; e da primeira Consulesa Negra da França em São Paulo, Alexandra Loras.

Em sua palestra, o conselheiro federal da OAB/SE fez um apanhado histórico da luta social da OAB pela igualdade racial e relatou o momento em que vive a entidade. Segundo Kleber, a participação dos negros na entidade, apesar de ainda baixa, está crescendo. O palestrante ainda fez um apelo para que mais mulheres, em especial mulheres negras, participem da OAB.

“A palestra foi muito bem recebida por todos. A Ordem dos Advogados do Brasil vive um bom momento. Houve grandes avanços nessa questão, principalmente por esse evento sendo realizado na XXIII Conferência Nacional da Advocacia com presença maciça da classe brasileira e de representantes da sociedade civil e autoridades internacionais”, destacou Kleber.

O evento teve como coordenador o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, Humberto Adami, que abriu os debates falando da importância de resgatar e corrigir a memória da escravidão e da população negra no Brasil. Ele foi acompanhado na tarefa por Daniel Dias de Moura, presidente da CVENB da OAB-MG, que definiu o painel de discussões como um espaço de resistência da consciência de homens e mulheres negros.

O Encontro contou ainda com as participações da presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, Adriana Coutinho; da presidente da CVENB-Piauí, Maria Sueli Rodrigues; do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; da integrante da CVENB-São Paulo, Eunice Prudente; do professor doutor da USP, Edson Cardoso; da presidente da CVENB do Paraná, Silvana Cristina Oliveira Niemczewski; do militante histórico do movimento negro, Yedo Ferreira; e da diretora de Igualdade Racial da OAB-RJ, Ivone Caetano.

Conferência Nacional

Até o dia 30 de novembro, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira será realizada em São Paulo e debaterá temas fundamentais à advocacia e ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos.