OAB/SE inicia tratativas com INSS para implementar acesso digital

Na manhã desta segunda-feira, 22, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, e o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, reuniram-se com o gerente executivo do INSS, Raimundo Brito e com diretores da instituição previdenciária. Na ocasião foi discutida uma minuta de acordo de cooperação técnica entre as entidades, que visa a facilitar a rotina dos advogados junto às agências do INSS.

“Em reunião com representantes do INSS, discutimos minuta do convênio que estabelecerá avanço incomensurável para advocacia previdenciária e administrativa. Por meio desta parceria entre as entidades, os advogados e advogadas, devidamente credenciados nesta seccional, terão a possibilidade de proceder todos os atos administrativos de forma virtual, pela internet. Essa inovação vai ampliar e otimizar o acesso ao INSS, e também assegurar maior celeridade aos trâmites junto ao órgão, uma vez que nós advogados não precisaremos mais nos deslocar até uma agência previdenciária para pleitear os interesses dos nossos clientes ”, considerou Henri Clay.

De acordo com o gerente executivo do INSS, em Sergipe, a OAB será pioneira na Era Digital do INSS. “Em fevereiro, entraremos em uma nova Era. Iremos avançar para o sistema digital. Nosso objetivo, com esta mudança, é ampliar o acesso dos advogados e tornar mais fácil a vida do segurado e das empresas que buscam o INSS. Neste sentido, procuramos primeiramente a OAB, porque todos os acordos que serão firmados por nós envolvem advogados e somente a Ordem é capaz de realizar esse controle, de informar se o profissional está apto para atuar legalmente”, ressaltou Raimundo Brito.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica acontecerá em sessão especial do Conselho Pleno da OAB/SE, em fevereiro.