Conselho Estadual da Jovem Advocacia é empossado na OAB/SE

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 06, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, deu posse aos membros do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, que teve sua criação aprovada, por unanimidade, durante a primeira plenária de 2018.

Em discurso, Henri Clay traçou um breve histórico do projeto, implantado nos primeiros anos de gestão, de promoção e defesa dos interesses próprios da jovem advocacia. “Iniciamos a gestão com a missão de agregar os novos advogados e advogadas em torno de um projeto coletivo para construir, com participação democrática, ações de valorização da jovem advocacia”, disse o presidente, continuando.

“Como fruto desse trabalho foi realizada a I Conferência Estadual, em 2016, que apresentou à Ordem deliberações de grande relevância que resultaram na aprovação do piso salarial e na instalação do Conselho da Jovem Advocacia. Um órgão definitivo, direcionado a inclusão dos jovens advogados que, por força de lei, não podem participar do conselho Seccional”.

Para Henri Clay, a criação do Conselho é um momento marcante para Ordem e deve ficar registrada nos anais da entidade. “Fiz questão de realizar uma sessão extraordinária, porque estamos escrevendo história em nossa instituição e na advocacia sergipana, ao empossar um Conselho criado por meio de deliberação democrática, firmando um compromisso assumido com os jovens advogados e as advogadas durante a Conferência da Jovem Advocacia, em 2016”, enfatizou.

Conselheiro Seccional da OAB/SE e ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, dissolvida para dar lugar ao Conselho recém criado, Vitor Lisboa relembrou a sua trajetória na presidência da Comissão, e agradeceu a todos que compartilharam com ele as angustias e realizações ao longo dos últimos anos. Em sua fala, enalteceu a conquista do Piso Salarial, uma vitória para toda classe, e enfatizou que seguirá lutando pela Jovem Advocacia.

“Defendi uma bandeira autofágica, cuja vitória representava a minha saída formal da Comissão. Hoje, com mais de cinco anos de profissão, me despeço o título de jovem advogado e da presidência da Comissão, fato que não significa o meu afastamento da luta, pelo contrário, como conselheiro continuarei firme na trincheira pela valorização da Jovem Advocacia”, pontuou Vitor Lisboa.

Ao tomar posse como presidente do novo órgão, Ercília Garcez, assumiu o compromisso de colocar em prática todas as definições resultantes da I Conferência da Jovem Advocacia. Ercília salientou que o Conselho Estadual irá debater temas inerentes a realidade dos advogados e advogadas em início de carreira e promover a aproximação entre os novos profissionais e a OAB, ampliando a participação nas discussões e tomadas de decisão da entidade.

“O Conselho é um órgão consultivo e deliberativo que tem uma finalidade semelhante a do Conselho Seccional, mas com a função de fiscalizar a implantação de políticas dirigidas exclusivamente à Jovem Advocacia, mediante a proposição de debates, projetos e propostas”, detalhou Ercília.

De acordo com a presidente empossada, questões relativas ao mercado de trabalho, formas de contratação de advogados, advocacia por correspondência, advocacia dativa, prerrogativas, estarão entre os principais assuntos discutidos pelo Conselho da Jovem Advocacia.

Jovem advogado, Carlos Santos, vê o novo órgão como uma peça importante para auxiliar os profissionais em início de carreira. “Acredito que o Conselho facilitará o nosso ingresso, será um elo entre a OAB e os advogados que, assim como eu, começaram recentemente a atuar na advocacia e tem dúvidas sobre diversos aspectos que fazem parte da rotina profissional”.