OAB/SE participa do I Seminário Estadual do Programa Trabalho Seguro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, através da Comissão de Segurança do Trabalho, participou na última sexta-feira, 27, do I Seminário Estadual do Programa Trabalho Seguro, realizado no Tribunal Regional do Trabalho – TRT 20.

Promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin20), do qual a OAB/SE faz parte, o evento integra as ações do Abril Verde, campanha de âmbito nacional que pretende alertar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças decorrentes da atuação profissional.

Segundo o presidente da Comissão de Segurança do Trabalho da OAB/SE, José Gabriel Macedo Beltrão Filho, o evento foi realizado no dia 27 como uma forma de homenagem às vítimas de  um acidente ocorrido em 28 abril, no Estado da Virgínia (EUA), que resultou na morte de mais de 70 trabalhadores de uma mina situada na região e completou 49 anos em 2018.

“É fundamental promover discussões sobre as condições de trabalho e destacar as formas de prevenção das doenças ocupacionais e dos acidentes que podem ocorrer no trabalho. Além disto, esse primeiro evento fez uma homenagem às vítimas de um acidente que marcou a história”, ressaltou.

A programação do Seminário contou com as palestras “Estatísticas de Acidentes de Trabalho e Tópicos sobre Gestão de Riscos”, ministrada por José Augusto da Fonseca, chefe do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/SE; e “A terceirização e a Segurança no Trabalho”, proferida pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, em Sergipe, Raymundo Lima Ribeiro Júnior.

GETRIN 20

O Getrin20 tem o objetivo de desenvolver atividades do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o “Trabalho Seguro”. Por meio do Getrin, cada órgão participante pode se somar em um planejamento conjunto de ações que visam à promoção e a garantia de maior segurança nas relações de trabalho, através, principalmente, da conscientização de trabalhadores, empregadores, e da sociedade como um todo. A OAB/SE ingressou no grupo no final do ano passado, após convite do TRT da 20ª Região.