INSS Digital: OAB/SE realiza curso prático sobre novo modelo de atendimento à advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), promoveu nesta quinta-feira, 03, um curso prático sobre a utilização do “INSS Digital”, o novo modelo de atendimento e de fluxo de processos da entidade previdenciária.

Lançado através de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Seccional Sergipana da Ordem e o Instituto de Seguro Social, o INSS Digital permite que a advocacia ingresse com seus requerimentos via internet, sem necessidade de deslocamento até agências previdenciárias.

Segundo o Instituto Nacional de Seguro Social, para ter acesso ao INSS Digital, os advogados e advogadas devem preencher o formulário disponível no site da OAB/SE (disponível aqui) e anexar o Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo, preenchido e assinado.

O INSS disponibilizou ainda no site da OAB um manual prático da plataforma com instruções para a operacionalização do sistema utilizado para requerer os benefícios junto ao órgão.

Aprimoramento da advocacia

O curso prático, que contou com a participação massiva da classe e visou instruir a advocacia sobre a utilização do novo modelo de atendimento, implantado em março deste ano, foi ministrado pelo chefe da seção de atendimento do INSS, Nivalmir Leite Dória.

Em sua fala, além de fazer um breve apanhado sobre o conceito e o surgimento do “INSS Digital”, o especialista demonstrou os procedimentos e as noções básicas para o uso da plataforma, como a ordem dos documentos digitalizados, a inclusão de anexos, entre outros.

Para Nivalmir, a principal vantagem da ferramenta para a advocacia é a de que, com a implantação do processo digital, os advogados e as advogadas de todo o Estado não precisarão mais se deslocar até uma agência previdenciária para pleitear os interesses de seus clientes.

“Agora, os advogados não precisarão mais se dirigir à agência do INSS para fazer seus requerimentos. Tudo pode ser feito de maneira remota, através do site do Instituto, e dessa forma a advocacia tem uma qualidade de trabalho muito melhor”, destacou Nivalmir.

Presente ao curso, a advogada, Lorena Fonseca de Azevedo, afirma que a ferramenta veio para facilitar a vida dos profissionais. “A classe realmente tinha algumas dificuldades junto ao INSS, mas essa medida abre portas e só facilitará tanto para o INSS quanto para nós advogados”.

Para o jovem advogado, Manoel Batista de Medeiros, o curso realizado pela OAB foi vital para sanar dúvidas sobre a plataforma. “É valioso que a Ordem promova esse curso, tanto para as pessoas que já atuam há muito tempo quanto para nós que estamos chegando. Isso ajuda muito a classe”.