OAB/SE celebra 83 anos homenageando dirigentes que marcaram a história da seccional

A noite desta segunda-feira, 14, foi de emoção para todos que fazem parte da história da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. Em sessão especial, com a presença marcante da advocacia e autoridades locais, a seccional celebrou seus 83 anos de existência, completados no último dia 11.

Durante a sessão, foram homenageados atuais e ex-presidentes da OAB, da Caixa de Assistência dos Advogados, do Tribunal de Ética e da Escola Superior de Advocacia, além de desembargadores do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, oriundos do Quinto Constitucional.

Iniciando a solenidade, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, enfatizou a dedicação de todos que compõem a instituição e se doam a advocacia e aos interesses da sociedade. “A Ordem nasceu e se mantém sem recursos públicos ou privados. Foi erguida e segue atuante graças ao braço forte dos advogados e advogadas que integram esta entidade”, considerou.

“Hoje celebramos uma história de luta e de glória. Uma história marcada pela defesa da advocacia, do Estado Democrático, da justiça social, dos direitos humanos e da soberania popular. Uma trajetória que nos conferiu o respeito da sociedade civil e participação ativa nas decisões democráticas do país, na vida social e política do nosso Estado e do Brasil”, asseverou Henri Clay.

Ex-presidentes da OAB/SE

Presidente da OAB/SE de 1998 a 2000, Cezar Britto, recordou momentos marcantes da trajetória do Brasil em que a Ordem mostrou seu posicionamento firme, citando o período da ditadura e a Assembleia Constituinte. Cezar rememorou ainda conquistas materiais da instituição, a exemplo da instalação da seccional na “Casa da Cidadania” e das regionais construídas no interior do Estado.

Para ele, a atuação desenvolvida por cada gestor da instituição é uma corrida de revezamento, em que há uma continuidade do trabalho desempenhado pela gestão anterior, buscando sempre a valorização da advocacia e a defesa da sociedade.

“A OAB é o resultado desse somatório de pessoas, presidentes e advogados, que, voluntariamente, construíram uma das mais respeitadas entidades da sociedade civil”, enalteceu Cezar Britto.

Emocionado, José Francisco da Rocha, presidente da OAB/SE, nos anos de 1968 e 1969, destacou o amor pela entidade. “A Ordem representa realmente a minha vida. Eu amo a minha instituição e me sinto muito feliz com esta homenagem”.

Tribunal de Ética

Atual presidente do TED, Valmir Macedo, frisou a difícil, mas necessária missão do Tribunal de Ética. “Embora seja uma missão árdua, porque temos que cortar na própria carne, é fundamental para que possamos retirar do nosso seio aqueles advogados que não tenham compromisso com a ética, para valorizamos e dignificarmos nossa profissão”, afirmou Valmir, com sentimento de dever cumprido junto a instituição da qual é membro há 30 anos.

Presidente do TED por seis anos, Carlos Alberto Monteiro Vieira, iniciou sua primeira gestão em 2007 e frisou a satisfação ser lembrando pela entidade. “É uma satisfação estar aqui hoje, porque vejo o Tribunal de Ética como um dos setores mais importantes da OAB. Ele é uma lição que a entidade dá a toda comunidade, mostrando que ela mesma atua punindo aqueles advogados que, por qualquer motivo, saem do dia a dia normal da advocacia”.