OAB/SE participa de seminário sobre 130 anos de abolição da escravidão no Brasil

Nesta segunda-feira,14, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, participou do seminário “130 anos após a abolição da escravidão no Brasil. O que mudou?”. A seccional foi representada, na ocasião, pelo presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra da entidade e vice-presidente da Comissão de Igualdade do Conselho Federal da OAB, Kleber Renisson Nascimento.

Promovido pelo Ministério Público de Sergipe, através da Escola Superior e da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial (Copier), o evento discutiu a realidade racial no Brasil,  último país do continente americano a abolir a escravidão, visando fomentar o debate sobre ações que podem ser realizadas com o objetivo de diminuir a desigualdade racial no país.

Segundo Kleber, é inegável que houveram avanços desde a sanção da Lei Áurea, mas, após todos esses anos, ainda se fala sobre desigualdade racial no Brasil. “É preciso criar mais espaços para discutir o tema de igualdade racial de maneira democrática e clara, porque a sociedade ainda tem o preconceito como um dos fatores que geram diversos problemas sociais, além da falta de políticas públicas que venha reduzir a desigualdade em branco e negros”, considerou.

Para o advogado, o evento foi relevante, pois foram abordados temas importantes no que diz respeito as desigualdades efetivas na sociedade. “Além disso, o seminário vem comprometer a todos e, em especial ao MPE, para fazer a efetiva fiscalização sobre falta de cumprimento das leis das cotas bem como as fraudes. Outro ponto importante foi a violência contra o povo negro que vítima os jovens da periferia”, concluiu.

A programação do seminário contou com duas palestras. A primeira ministrada pelo Frei David Raimundo Santos, com o temática “Ações Afirmativas, Combate às Fraudes e o Debate Sobre Identidade”. E a segunda  apresentada pela Mariana Galvão Nascimento, que abordou o tema “130 Anos da Abolição: Temos o que Comemorar?”.