Presente à mutirão de conciliação, OAB incentiva prática de meios alternativos para solução de conflitos

A promoção de uma cultura de paz e o incentivo à prática dos meios alternativos à solução de conflitos são bandeiras levantadas constantemente pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, através de atividades, campanhas, oficinas, etc.

Uma dessas ações foi a presença no mutirão de conciliação realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Aracaju e pela Construtora MRV Engenharia. Em consonância com os princípios que regem os métodos, houve êxito na conciliação em 67,3% das sessões realizadas.

Dentre as 162 audiências realizadas, 109 processos judiciais foram conciliados. Em dois dias de mutirão, a MRV disponibilizou prepostos e advogados, que, com o auxílio de conciliadores do Centro Judiciário, buscaram a resolução consensual que atendesse aos interesses das partes.

Para a presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB, Patrícia França, embora o atual Código de Processo Civil tenha estabelecido que os meios alternativos são peças vitais à engrenagem judicial, ainda é muito necessário incentivar a prática dos métodos.

Em sua avaliação, iniciativas como a da Construtora MRV devem ser apoiadas e incentivadas. Estiveram ainda presentes à ação, os membros da Comissão, Luciana Moraes, Alana Apóstolo, Silvâna Mendes, Josevânia Moreira, Ticiana Bispo, Lenice Matias e Emanuelle Lima Mendonça.

Atuante

Nesta quarta-feira, 04, a Comissão, representada por seu vice-presidente, Saulo Álvares, e por sua integrante, Simone Xavier, concederam entrevista para a TV Alese sobre a próxima edição das oficinas jurídicas da Comissão, que será realizada no dia 9 de julho.

Com os objetivos de disseminar conhecimento e de conscientizar a sociedade em relação à efetividade da mediação nos casos de violência de gênero, a oficina jurídica contará com as palestras do defensor público, Patrocínio Santos Júnior, e da integrante da Comissão, Simone Xavier.

O evento, realizado em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, acontece das 16 às 18 horas, na Escola Superior de Advocacia de Sergipe, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.