Alto Sertão: Advocacia conquista sala destinada à classe no Fórum de Gararu

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, luta pela valorização da advocacia em todo Estado. Nesta terça-feira, 18, a seccional provou, mais uma vez, que não há barreiras para garantir dignidade ao exercício da profissão e inaugurou no município de Gararu, alto sertão sergipano, uma Sala da OAB para receber os representantes da classe que militam no Fórum João Paulo II.

Durante a solenidade, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou ser essencial a existência de um ambiente adequado para acolher os advogados e advogadas em todas as comarcas e tribunais de Sergipe. De acordo com ele, o empenho da Ordem em assegurar a instalação das salas mostra que a instituição escuta, com atenção, os anseios da advocacia sergipana.

“Desde o início da gestão, trabalhamos com a interiorização de nossas ações e abraçamos fortemente os advogados e advogadas do sertão, procurando construir pontes entre a advocacia da capital e a do interior do Estado. Hoje, ao inaugurar esta Sala da OAB em Gararu, nosso sentimento é de dever cumprido”, enfatizou Inácio.

Presente ao evento, o promotor da Comarca de Gararu, Francisco Ferreira, considerou a instalação do espaço uma grande contribuição para trabalho da advocacia na região. “Sabemos que o êxito alcançado na busca por um lugar para exercer a profissão com dignidade é fruto de um processo de luta dos advogados, que merecem o devido reconhecimento por esta vitória”.

O ex-presidente da Associação dos Procuradores Municipais, Luciano Almeida, acompanhou a entrega da sala e destacou que, apesar de não atuar na cidade, conhecia a necessidade dos profissionais que desenvolvem suas atividades no Fórum. “É uma satisfação estar participando desta inauguração e saber que a OAB dá esse suporte aos colegas. Que a Ordem esteja sempre presente no interior, porque precisamos do apoio da instituição e a união é fundamental para avançarmos”.

Advocacia

Conselheira seccional da Ordem, Ronysia Alves, frisou que atual gestão se preocupa com advocacia do interior e defendeu a importância da sala da OAB.  “O advogado, quando chega no Fórum, não está de passagem, está no seu ambiente de trabalho. Onde irá desempenhar o seu mister, conversar com seus clientes e assegurar a defesa dos direitos constitucionais. Por isso, é preciso que tenhamos um local digno, como este, para executar suas atribuições”.

Representante da OAB em Gararu, a advogada Maria das Dores Antunes, recordou que a advocacia precisava recorrer à Defensoria para poder atender um cliente ou ter acesso a um documento. “Estávamos realmente precisando de um local reservado e agradecemos a seccional por ter atendido esse pleito, garantindo mais conforto para classe e tranquilidade ao nosso exercício profissional. Fato que, certamente auxiliará na melhoria da prestação jurisdicional”.

Advogado militante na região, Denisson Aragão, classificou a inauguração como uma conquista para todos os profissionais que se dedicam a atuação no sertão. “No Fórum, me deparei com uma falta de uma sala que pudesse ser um ponto de apoio para nosso trabalho. Não era possível sequer conferir um processo e agora, felizmente, temos uma sala equipada para atender nossas necessidades”.