OAB/SE conquista e inaugura sala da advocacia na Barra dos Coqueiros

O triênio 2016/2018 está sendo concluído na Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, com mais conquistas para a advocacia do Estado: mais uma sala destinada à classe que milita no interior foi alçada. Nesta quarta-feira, 19, o espaço foi inaugurado no Fórum Desembargador Antônio Xavier de Assis Júnior, na Barra dos Coqueiros.

A concretização de um pleito antigo da advocacia integra o projeto “OAB Salas”, que, ao longo de três anos, teve como propósito engendrar e oferecer espaços funcionais, equipados, dignos e adequados para os advogados e advogadas em Comarcas e Tribunais de Sergipe.

Para o advogado, José Carlos Montalvão, o ambiente é um resgate da dignidade da advocacia, além do cumprimento de uma imperiosidade prevista em lei. “Agradeço à diretoria da OAB por ter conseguido encontrar meios de fornecer condições melhores de trabalho à classe. Atuamos na Barra há mais de dez anos e sempre sentimos necessidade de uma sala da advocacia”.

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, relembrou o compromisso da gestão com a busca da valorização e dignidade da advocacia do interior de Sergipe, ressaltando a importância compreensão da magistratura sobre a real atuação da advocacia. “Nós que somos advogados sabemos que esse espaço é importante para uma decisão rápida, uma consulta, até para uma conversa prévia com o cliente, para o reencontro de advogados“, afirmou.

O advogado, Amauri Gomes, afirma que a gestão, através do projeto “OAB Salas”, concretizou a necessidade de profissionais da advocacia não só da Barra dos Coqueiros, mas também de outras cidades da região. “É um marco histórico e um momento de muito agradecimento pela direção. Essa sala veio em um momento de oportunidade e necessidade”, considerou.

A juíza Heloisa Castro Alves ressalta a busca pelo atendimento das necessidades dos advogados e advogadas do município, apesar das limitações físicas e financeiras para a ampliação do fórum. “Os tribunais têm passado dificuldades por conta da crise nos repasses, então não tivemos condições de ampliar. A nova vara foi feita com os espaços já existentes no fórum. Nosso problema era atender a contento, mas com essa limitação. [A sala no Fórum] veio a calhar e nosso interesse é que a boa convivência continue. Se tem uma coisa que existe aqui na barra é muito trabalho e boa convivência. Que isso perdure e acomode bem os advogados”.

Inácio Krauss, vice-presidente da OAB/SE, conta que recebeu um telefonema de José Carlos Montalvão sobre a não existência de uma sala da advocacia no município e passou a acompanhar em loco o desempenho da juíza Heloísa para a realização daquela conquista. “Está de parabéns toda a advocacia da Barra dos Coqueiros. A gente agradece a boa vontade de todos. E estamos finalizando a gestão com a inauguração de 33 salas da advocacia”, comemora.