Nota de pesar

As Conselheiras do Conselho Federal, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, vêm, por meio da presente nota, lamentar profundamente a morte da ativista social Sabrina Bittencourt, que dedicou sua vida à luta pelos direitos humanos e, em especial, ao combate a todas as formas de violência contra mulher.

Apesar do pouco tempo de vida, Sabrina deixa um legado com sua história: uma mulher que transformou a dor dos abusos sofridos na infância na força necessária para ajudar outras vítimas.

Sabrina dedicou sua vida a causas humanitárias, tendo trabalhado na busca por crianças desaparecidas no Brasil, no apoio a crianças cegas, surdas e mudas em países da África, e na defesa de indígenas.

Foi uma das fundadoras do COAME, movimento de Combate ao Abuso no Meio Espiritual, que tem por objeto concentrar denúncias de violações sexuais cometidas por padres, pastores, gurus e líderes espirituais de forma geral.

Eleita por unanimidade para um cargo de direção no Partners of the Americas, uma das principais organizações de voluntários do mundo, foi uma das precursoras do empreendedorismo social que busca permitir ao terceiro setor seu auto-financiamento.

Em um país no qual os direitos humanos são diuturnamente violados e são registrados (oficialmente) uma média de 164 estupros por dia, é preciso celebrar a vida e lamentar a morte de mulheres como Sabrina. Que possamos, como ela, transformar a dor, agora da sua tão precoce partida, em força para continuar suas lutas, necessárias para que possamos sonhar com uma sociedade mais justa e igualitária.