OAB inaugura Sala da Advocacia em Riachão do Dantas

Na manhã desta terça-feira, 19, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, inaugurou a Sala da Advocacia no município de Riachão do Dantas, na região Centro-Sul do estado. O evento aconteceu no Fórum Dr. Osman Hora Fontes, onde o espaço foi disponibilizado, e contou com a presença dos dirigentes da seccional e regional.

Segundo Inácio Krauss, presidente da OAB/SE, foi observado que os advogados já faziam atendimentos no local da sala, anteriormente destinado ao uso público. Essa atividade advinda da necessidade de um espaço adequado preocupou a OAB, que fez de tudo para que a sala estivesse pronta o mais rápido possível.

“Nós, advogados e advogadas, temos que cuidar das salas da advocacia disponibilizadas nos Fóruns como se fossem nossas, porque são nossas. Façamos delas a extensão da nossa casa e do nosso escritório”, conclamou Inácio, agradecendo aos presentes e envolvidos.

A sala, que conta com um profissional exclusivo para dar o suporte necessário à advocacia, não tinha o aparato legal para ser deliberada enquanto Riachão do Dantas era distrito de Arauá. A diligência do espaço foi amparada pelos esforços da juíza Érica Magri Milani, que buscou as autorizações e estruturação necessária para a inauguração do ambiente.

Érica afirma que, a partir da mudança de distrito para comarca, as atividades e locações do município se aprimoram. Pondo-se à disposição, ela conta que o Fórum e o Tribunal têm projetos de ampliação e as ações se iniciam com a abertura da sala da advocacia.

“Estou muito feliz hoje por essa comarca. A minha intenção é que todo mundo que venha aqui saia satisfeito. E, para isso, também tenho que ter advogados trabalhando felizes, que recebam as partes felizes, em condições dignas de trabalho. É mais uma vitória para todo mundo, para uma cidade”, celebrou.

Riachão do Dantas se tornou Comarca em 2018, quando a OAB/SE, junto ao TJ/SE, defendeu a presença dos requisitos para deixar de ser distrito de Arauá. Para o promotor de justiça da Comarca, Diego Gouveia Pessoa de Lima, esse espaço é importante para estreitar e aperfeiçoar a relação do Ministério Público e do Juiz com os advogados, que possuem um trabalho imprescindível.

“Vocês têm uma atuação fundamental dentro do contexto constitucional. Parabéns por essa conquista. Para mim, simboliza muito mais que apenas um espaço, simboliza a efetivação do seu trabalho, a importância que vocês têm dentro de um plano institucional e para a população de Riachão do Dantas”, comemorou Diego, dirigindo-se à advocacia.

O representante da OAB/SE na Comarca de Riachão do Dantas, Carlos Augusto Guimarães Pinto Júnior, conta que encaminhou as cobranças da advocacia local para o presidente da Regional Centro-Sul da OAB/SE, Eduardo Maia, e anima-se com a conquista alcançada. “É uma vitória da população em geral, porque quem ganha não são só os advogados, mas a população inteira”.

Eduardo Maia, por sua vez, acredita que, enquanto protagonista processual, o advogado precisa promover ao jurisdicionado tranquilidade e dignidade, para que seus componentes busquem isso no novo local de exercício. “O espaço não é sobre o concreto. Não é sobre tijolo e ar-condicionado. Ele fala sobre o ser humano. Essa sala vai permitir que a advocacia, o Ministério Público e o Judiciário consigam promover aos jurisdicionados o respeito que eles tanto merecem. Isso nos gratifica e nos engrandecem, enquanto pessoas e profissionais”, acentuou o presidente regional.

A presidente da Caixa de Assistência de Advogados de Sergipe, Hermosa França, e membros da Comissão Regional também participaram da inauguração.