Lançamento de Pacto Estadual pela Promoção dos Direitos Humanos na Educação Básica marca abertura de Simpósio

O I Simpósio de Direitos Humanos e Interdisciplinaridade foi realizado nesta quinta-feira, 25, abordando as articulações no enfrentamento aos discursos de ódio. A abertura do evento foi marcada por fortes discursos em defesa do respeito à dignidade humana, chancelados com o lançamento do Pacto Estadual pela Promoção dos Direitos Humanos na Educação Básica.

O acordo é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, e visa, em parceria com instituições de ensino, atuar na educação básica das redes pública e privada do Estado, disseminando e fomentando o debate sobre os direitos humanos e a promoção da paz, do respeito, da compreensão e da tolerância entre discentes.

Responsável por presidir a mesa de honra do evento, representando o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, o diretor-tesoureiro David Garcez abalizou a indispensabilidade da união em prol da defesa e garantia dos direitos vitais do ser humano. “Essa medida é uma ferramenta para que instituições possam trilhar juntas constituindo um marco de proteção da dignidade humana por todo o Estado”, considerou.

Além de relembrar o profundo empenho e a atuação histórica da OAB pelo resguardo da sociedade, dos direitos fundamentais e das garantias individuais dos cidadãos, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Robson Barros, ressaltou o acordo lançado como artifício imprescindível para o fomento da uma transformação social em discentes e docentes.

“A promoção dos direitos humanos nas escolas é de suma importância, sobretudo levando em consideração o momento de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. É importante formá-los de maneira cidadã para que saibam a importância dos direitos humanos e da sua defesa. A Ordem tem esse papel. É por toda a sociedade que estamos aqui”, afirmou.

O pacto foi apresentado pelos membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Luis Felipe Araújo (secretário-geral) e Wesley Santana Santos (coordenador do Núcleo de Educação). De acordo com Wesley, “a concordata possui eixos fundamentais à defesa dos direitos humanos: a paz entre os indivíduos e a tolerância para com a diversidade”.

Segundo Luis Felipe, a OAB/SE, através do acordo, assume o compromisso de colaborar com as instituições de ensino, respeitando a liberdade de cátedra e a autonomia e projeto pedagógico dos colégios, por meio de ações pontuais para o debate da temática. “O foco é promover a formação cidadã de estudantes como agentes multiplicadores de ideais humanitários”, disse.

No lançamento, um dos representantes que aderiram ao pacto foi o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luís Roberto Azevedo Júnior, que assinou o acordo. Para ele, é vital que os municípios participem. “É importante que isso se expanda por todo Estado. Precisamos levar o assunto aos alunos e docentes em busca de evolução e promoção de respeito e da cultura de paz”.

As instituições que aderirem irão se comprometer para que haja periodicamente eventos, oficinas, cursos e permanente discussão sobre os direitos humanos no ambiente escolar.