Presidente da CDH da OAB/SE participa da primeira reunião da Comissão Nacional em Brasília

O conselheiro Seccional, presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos da OAB, José Robson Santos de Barros, participou no último dia 29, da primeira reunião da Comissão Nacional de Direitos Humanos, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

O encontro foi conduzido pelo presidente em exercício da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Everaldo Patriota. Na ocasião, foram debatidas várias pautas nacionais, com destaque para a tragédia ocorrida no presídio de Manaus, AM, com dezenas de internos mortos, além da crescente violência em todo o País, bem como o crescimento da cultura do ódio e da intolerância. Outro importante tema discutido foi à tentativa de desinstitucionalizar as formas de controle e participação social direta em direitos humanos.

Durante a reunião, cada representante relatou a situação do seu Estado e apontou o que tem sido feito para combater essa violência. O membro da Comissão Nacional e representante de Sergipe, Robson Barros, pontuou as ações da Comissão de Direitos Humanos no Estado, salientando as iniciativas realizadas nas áreas da saúde, políticas sociais, educação, segurança pública e políticas carcerárias, destacando o Pacto pela Promoção da Paz e Direitos Humanos na Educação Básica (PPDHEB).

De acordo com o presidente da CDH, o pacto foi idealizado pela OAB-SE, através da Comissão de Direitos Humanos, tendo sido lançado no dia 25 de abril do corrente ano, e tem por objetivo combater a cultura da violência, levando à educação básica a discussão sobre Direitos Humanos, integrando alunos, professores, técnicos e familiares. “O projeto vem tendo uma boa aceitação por todos os municípios que vêm procurando a OAB-SE para aderir ao pacto”, ressaltou.

Robson Barros afirmou ainda que os informes da reunião da Comissão Nacional serão repassados aos demais membros da CDH da OAB/SE na próxima reunião ordinária para o alinhamento e fortalecimento das ações.