OAB participa de homenagem a Tobias Barreto

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, prestigiou nesta sexta-feira, 06, a inauguração – realizada no Tribunal de Justiça do Estado – de um busto em homenagem aos 180 anos de nascimento do jurista e poeta sergipano, Tobias Barreto.

“A OAB/SE não deixaria de celebrar essa homenagem. Tobias Barreto foi um jurista e escritor que deixou um grande legado para a história do Brasil. É com alegria que a Ordem aprecia hoje esse resgate. Nós temos um compromisso muito grande com a preservação de memórias”.

Na ocasião, o presidente do TJSE, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, descreveu Tobias Barreto como vanguardista – um homem além de seu tempo e um dos maiores juristas do Brasil. Enalteceu ainda a importância do Tribunal na salvaguarda da memória do escritor.

“O busto que hoje inauguramos, no exato dia do seu 180º aniversário de nascimento, é uma singela homenagem do Tribunal a este sergipano da Vila de Nossa Senhora dos Campos do Rio Real que é, com certeza, um dos maiores juristas do nosso país, senão o maior de todos”.

A programação em comemoração aos 180 anos do nascimento do jurista foi organizada pelo Memorial do Judiciário e também contou com uma palestra dos escritores José Lima Santana e Jackson da Silva Lima com o tema “O que dizem os Mestres sobre Tobias Barreto”.

“É um momento histórico, no qual o Tribunal através de uma escultura irá imortalizar os 180 anos de Tobias Barreto. Faz parte de um trabalho educativo para que todos tenham conhecimento do seu trabalho”, ressaltou a diretora do Memorial, Sayonara Viana.

Membro da Academia Sergipana de Letras, o escritor, José Lima Santana, discorreu sobre a importância do homenageado. Para ele, Tobias Barreto deve ser reverenciado por todas as contribuições, como o pioneirismo em trazer novidades para o Direito brasileiro no século XIX.

“Tobias Barreto foi o maior gênio do Direito do Brasil do século XIX, sendo um ícone para nós e reverenciado em várias partes do mundo. Enquanto o país, juridicamente, vivia aos pés do Direito francês, Tobias trouxe para nós as novidades do Direito alemão”, considerou.

O desembargador, Edson Ulisses de Melo, membro da Academia Sergipana de Letras, reforçou a importância de homenagear Tobias Barreto, não somente pelo que ele representou para o Direito, mas também como uma forma de valorizar os talentos de Sergipe.

“Tobias Barreto é nome máximo do Direito, partindo de Sergipe para o Brasil, numa época em que as dificuldades eram grandes, porque ele criou no Brasil a ideia do Positivismo. Ele foi um marco, um divisor de águas, porque introduziu no Direito alemão ao nosso Direito”.

A comemoração aos 180 anos do nascimento de Tobias Barreto no TJSE também contou com a apresentação musical do pianista Daniel Freire e da soprano Verônica Santos.