Diretoria da OAB/SE participa de reunião no TRT20 e conhece projeto-piloto de Plenário Virtual

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) participou nessa quarta-feira, 3, de reunião com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, na sede do Tribunal. Estiveram presentes no encontro o presidente da OAB, Inácio Krauss; a vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar, e a secretária-geral adjunta, Andrea Leite.

Também participaram da reunião, o presidente da Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas (ASSAT), Marcos D’Ávila; a advogada e conselheira da ASSAT, Izabela Rollemberg, e o procurador do Trabalho Ricardo Carneiro. Na oportunidade, os diretores da OAB/SE, conheceram o projeto-piloto de Plenário Eletrônico Virtual, que será implementado pelo TRT20, a partir de agosto.

O presidente da OAB, Inácio Krauss, ressaltou a importância da iniciativa. “A implementação do projeto do Plenário Eletrônico Virtual vai dar maior vazão e celeridade ao julgamento dos processos na 2ª instância”, enfatizou. A presidente do TRT20, desembargadora Vilma Amorim, disse que o Plenário Eletrônico Virtual já é uma prática em alguns tribunais. Segundo ela, as sessões plenárias de turmas, de pleno e toda deliberação passará a ser feita pelo Plenário Virtual. “Aquilo que haja necessidade por parte do advogado de sustentação oral, como alguma divergência, algum assunto ou matéria mais questionados serão retiradas do Plenário Eletrônico Virtual e irão para a sessão presencial”, explicou.

Segundo Vilma Amorim, o TRT20 vai sediar o teste do programa de informática que será instalado em todos os Tribunais. “O teste será feito aqui no TRT de Sergipe. No dia 29 desse mês a equipe do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) virá ao Estado para um curso e dentro da matéria referente à homologação do PJE será introduzido o Plenário Eletrônico Virtual para que todos os desembargadores tomem conhecimento e a partir daí nós possamos fazer os testes”, pontuou.

O procurador do Trabalho, Ricardo Carneiro, disse que ficou muito feliz de ver que o TRT20 mais uma vez vai participar de um projeto piloto. “Isso é sinal que sempre que as coisas quando começam por aqui dão muito certo e o TST está mais uma vez correto em querer inaugurar esse projeto a partir da experiência muito exitosa que o TRT20 sempre implementa nessas medidas”, salienta.