OAB/SE sediará lançamento dos livros “Crenças na Igualdade” e “Mapas de percepção de riscos”

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, sediará o lançamento – que ocorrerá nesta sexta-feira, 09 – de obras da Coleção Conflitos, Direitos e Sociedade: “Crenças na Igualdade” e “Mapas de percepção de riscos” – o último foi fruto do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O projeto visa financiar propostas originais e relevantes, que tenham aplicabilidade em produtos, processos e serviços, numa parceria das universidades com empresas. O foco da pesquisa foi a compreensão de como a violência e a insegurança podem afetar, direta ou indiretamente, a oferta do serviço de energia elétrica, dificultando o trabalho dos funcionários.

O projeto se baseou em dados quantitativos, produzidos por distintas instituições, com dados empíricos qualitativos, resultando num mapa dinâmico e inédito dos conflitos sociais. Neste sentido, o livro “Mapa de Percepção de Riscos”, a exemplo, é capaz de delimitar os graus de risco de uma localidade de forma mais precisa. As organizadoras de “Mapas de Percepção de Riscos” são Ana Paula Mendes de Miranda, Jacqueline de Oliveira Muniz e Roberta de Mello Correa, da Universidade Federal Fluminense.

“Crenças na Igualdade” foi organizado por Ana Paula Mendes de Miranda, Fábio Reis Mota e Lenin Pires, da Universidade Federal Fluminense. Os textos da coletânea apresentam distintas concepções de igualdade, nas sociedades brasileira, francesa e síria, tendo por base a análise de conflitos e suas formas de administrá-los.

Sua intenção é a apresentar como as formas de administração institucional de conflitos observáveis em espaços públicos, relacionadas às formas de expressão de diferenças identitárias (étnicas, religiosas, sociais, econômicas, entre outras), resultam em modos de reivindicação de direitos de cidadania frente às instituições representativas do Estado e da economia de mercado.

Ambos fazem parte da coleção Conflitos, Direitos e Sociedade da editora Autografia (Rio de Janeiro).

O lançamento das obras acontecerá às 18h30, no Memorial da Advocacia Sergipana, localizado na sede da OAB/SE, que fica na Adv. Ivo do Prado, 1072, Bairro São José.