Conferência Estadual da Jovem Advocacia é aberta com sucesso

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) realizou na noite dessa quinta-feira, 15, a abertura da Conferência Estadual da Jovem Advocacia. O evento contou com a participação do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, da Diretoria da OAB/SE, do presidente da OAB/BA, Fabrício de Castro Oliveira, de representantes das comissões, de conselheiros seccionais e federais, de advogados e advogadas, de estudantes e professores de Direito.

A Conferência, promovida pela OAB/SE, por meio do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA), segue até às 18h desta sexta-feira, 16, com a discussão de importantes temas voltados para o público-alvo do evento, o jovem advogado.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, saudou a todos os presentes na abertura da Conferência. Segundo Krauss, o evento tem como ponto principal trazer as inovações da área para os novos advogados. “Estamos realizando a Conferência e comemorando os avanços da jovem advocacia ao trazer para a discussão no evento os novos mecanismos de inserção do jovem no mercado, entre outros temas atuais que estarão sendo discutidos aqui”, ressaltou.

Inácio Krauss também destacou a importância que a Conferência tem de mostrar o papel institucional da OAB. “A Conferência é o momento em que o jovem vem reafirmar o compromisso prestado quando recebe a carteira, que é da defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, das prerrogativas e de sempre agir com ética”, afirmou.

Desafios

O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, parabenizou a Seccional de Sergipe pela Conferência Estadual da Jovem Advocacia. “Nada melhor no Mês do Advogado do que fazer uma conferência para a juventude. Olhar o futuro. A esperança nossa é que o futuro seja também de transformação. O evento vai discutir as dificuldades do presente, a crise econômica, o modelo de advocacia que queremos. Foi uma honra comparecer e aqui ser tão bem recebido por essa geração que ingressa na nossa profissão”, salientou.

Felipe Santa Cruz pontuou como principais desafios para a jovem advocacia às dificuldades internas. “Nós, aos poucos, nos últimos anos perdemos parte da identidade da advocacia. O advogado tem uma identidade de coragem, de princípios, de defesa da Constituição e parcela da própria advocacia tem se desencontrado dessa identidade. O fim dessa identidade é o fim da advocacia. Nós precisamos reforçar os nossos princípios nos preparando para o momento de crise aguda no Brasil e no mundo, sabendo que a superação dessa crise vai depender do nosso talento, da nossa criatividade e da luta que é nossa pelo avanço da população brasileira, principalmente aqueles que precisam mais”, revelou.

O presidente do CFOAB afirmou ainda que são eventos como a Conferência que dão justificativa a existência da Ordem. “A OAB precisa da advocacia e a advocacia precisa da OAB por isso nós somos essa sinergia de forças na história do Brasil. Precisamos dos jovens dentro das nossas salas, dos nossos auditórios, e que a energia do jovem possa virar a superação da crise”, comentou.

Temáticas atuais

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, ressaltou a importância do evento. Nesta edição do evento, a Conferência trouxe como tema central “Os Desafios da Jovem Advocacia e o Futuro do Direito Brasileiro”. “Estamos neste momento particularmente preocupados com as dificuldades que todos enfrentamos para o exercício da profissão, e em particular o jovem advogado, que é aquele profissional que precisa ingressar no mercado”, enfatizou.

Segundo Carlos Eduardo, em eventos como esses a OAB/SE e o Conselho Estadual da Jovem Advocacia dão as ferramentas para a discussão de grandes temas do cenário nacional e do cenário sergipano para que se tenha uma forma saudável de construir alternativas e saídas para essa onda de dificuldades que os advogados e a entidade atravessam.

“Iremos discutir aqui as reformas legislativas mais profundas. Queremos dialogar com a advocacia sobre a Reforma Trabalhista que ainda gera efeitos e que ainda vem sendo alterada; sobre a Reforma da Previdência ainda em curso, sobre a Medida Provisória da Liberdade Econômica recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados e também sobre oratória, gestão de escritório, e com isso dar ferramentas para que o advogado e a advogada possam cada vez mais exercer a profissão de maneira altiva”, ressaltou.

Conferência de abertura

A Conferência de abertura do evento, intitulada “Sucesso com Direito” foi ministrada pelo advogado Paulo Nicholas. Com conteúdo eminentemente motivacional, a palestra chamou a atenção e agradou o público presente. “A gente tenta inspirar o jovem, mostrar para ele que apesar das dificuldades, da crise e do número cada vez maior de faculdades de Direito e de advogados no mercado, há espaço, há trabalho para aqueles que se inspiram, desejam e querem fazer a diferença de verdade nas suas próprias vidas e na vida dos outros”, afirmou.

Paulo Nicholas salientou que a realização da Conferência é muito importante porque mostra o valor que a OAB/SE dá para aqueles que estão começando a carreira. “O evento demonstra o valor que a gestão da entidade dá ao jovem advogado e para construir o futuro do Brasil”, enfatizou.

A advogada Hildegard Andrade, uma das participantes da Conferência, disse que gostou muito da palestra e que foi a primeira vez que assistiu uma apresentação do advogado Paulo Nicholas. Segundo ela, a palestra foi muito motivacional e deu uma sacudida na plateia. “A gente é realmente capaz de conquistar todos os nossos sonhos, mas para isso é preciso assumir a autorresponsabilidade. Cabe de fato a cada um lutar pelos sonhos, pelos objetivos”.

Hidelgard também destacou a importância da conferência. “Acho de suma importância ter esses eventos por ser uma forma tanto de acolher os jovens advogados quanto de criar a mentalidade dessa busca pelos nossos objetivos”, pontuou.