José Rivaldávio Lima recebe Medalha do Mérito Educacional Manoel Bomfim

Nesta terça-feira, 26, o professor, advogado, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e presidente da Comissão Especial de Resgate ao Memorial da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, José Rivadálvio Lima, recebeu durante Sessão Especial realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bomfim. O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém do Espírito Santo, participou da solenidade representando o presidente da Ordem, Inácio Krauss.

Além de Rivadálvio Lima, também foram homenageados os professores Carlos Alberto Palmeira, Paula Gomes Rodrigues, Edezuíta Araújo Noronha, Monsenhor José de Souza Santos, Cândida Angêlica Monteiro Santos Reis, Maria Alaíde Menezes, Islene Santos Prata, Maria Carmem de Jesus (in memoriam), Albenise Dórea dos Santos, Maria Luíza Rodrigues Omena, Adriana Silva de Oliveira Prado, Maria Gomes da Silva Melo, Maria Conceição Vieira Santos, Marcelo Alves Mendes e Manoel Viana Martins.

Muito alegre e honrado pela homenagem, o professor José Rivadálvio Lima, que está completando 50 anos de serviço público, destacou a importância de receber a Medalha do Mérito Educacional Manuel Bomfim. “A importância de receber essa homenagem é grande como todo reconhecimento que se tem em vida. É uma homenagem a minha trajetória de vida como aluno, como professor e como vice-diretor. A profissão de professor me engrandece. Tenho muita gratidão pela indicação feita pela deputada Maysa Mitidieri. Estou muito feliz principalmente porque essa medalha representa um dos grandes vultos sergipanos, o nacionalista Manoel Bonfim”, ressaltou.

O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém do Espírito Santo, salientou que uma das missões institucionais da OAB e da advocacia é zelar pelo aprimoramento da cultura. Segundo ele, nesse sentido, a Ordem não poderia deixar de prestigiar a sessão especial da Assembleia Legislativa que teve por objetivo congratular educadores sergipanos que marcaram a história com suas lutas e préstimos à educação sergipana, com a outorga da Medalha do Mérito Educacional Manuel Bomfim.

“Em especial, destaco a alegria pessoal e o orgulho institucional de ver e prestigiar o recebimento da honrosa comenda pelo advogado e ex-conselheiro seccional e ex-secretário-geral da OAB/SE, José Rivaldávio Lima, que coleciona, além de grandiosos méritos educacionais, frutos da dedicação à recuperação e preservação da história da OAB”, afirmou Aurélio Belém.

Sobre o homenageado

José Rivadálvio Lima ingressou na carreira profissional quando ainda tinha apenas o segundo grau. Começou na cidade de Ribeirópolis, em 1969, em janeiro de 1970 fez o vestibular para o curso de História e nesse mesmo ano começou a lecionar em Ribeirópolis e no Colégio Murilo Braga, em Itabaiana. Foram muitos anos de luta, estrada de barro, atoleiros, poeira e uma dura jornada de trabalho. Em 1973, concluiu o curso de licenciatura em História e continuou em Itabaiana. Em 1974, foi nomeado vice-diretor do Colégio Murilo Braga. Em 1984, passou a morar em Aracaju e a convite do então secretário José Carlos Machado começou a trabalhar na Assembleia Legislativa de Sergipe, onde atua há 32 anos. O professor Rivadálvio Lima, é também graduado em Direito pela Faculdade Integrada Tiradentes. Esse ano, o professor foi eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.