Presidente da OAB/SE participa da posse da Diretoria e do Conselho da AMASE

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, participou nessa segunda-feira, 3, no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes, da posse da Diretoria e do Conselho da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE).

O presidente da Ordem, Inácio Krauss, parabenizou o novo presidente da AMASE, Roberto Alcântara, que já conhecia pela atuação na Comarca de Itabaianinha. “Desejo a Dr. Roberto Alcântara boas-vindas e um profícuo trabalho. Espero também que possamos dar continuidade à parceria existente entre a OAB e AMASE e que os laços entre as duas instituições estejam sempre estreitados como já vem ocorrendo desde o começo da minha gestão à frente da Ordem, com a realização de diálogos com o então presidente Gustavo Plech. Quando surgia um problema com relação a algum magistrado nós sempre sentávamos e conversávamos para resolver e para que não ganhasse proporções maiores. Com certeza, agora também será mantida essa relação de cordialidade com a nova Diretoria da AMASE”, afirmou.

O presidente empossado da Associação dos Magistrados de Sergipe, Roberto Alcântara, disse que tem noção das dificuldades e dos desafios que virão. “Vivemos um período no Brasil de crise econômica, política e institucional e tudo isso afeta o bom andamento dos processos, o bom andamento do Poder Judiciário. É preciso, então, ter um olhar diferenciado, um olhar de estratégia, um olhar de estudo das melhores maneiras de enfrentar essa avalanche de processos que sufoca o Poder Judiciário. Mas, o Poder Judiciário não atua sozinho, sem a participação de todos aqueles que compõem o aparelho de Justiça. A ideia nossa é buscar justamente esse estudo e aprofundamento das estratégias de enfrentar essa demanda gigantesca que assoberba o Poder Judiciário, mas sem perder de vista o lado humano do juiz e também de todos aqueles que se socorrem do Poder Judiciário para resolver alguns dos seus problemas”, disse.

Sobre a relação que terá com a OAB, Roberto Alcântara afirma que deve ser a melhor possível. “Somos parceiros, sozinhos não podemos atuar. Se o advogado não peticionar para dar início a um processo não temos a matéria-prima para apreciar. O advogado sem dívida nenhuma é o primeiro a filtrar as demandas da sociedade, é ele quem escuta os reclamos daqueles que precisam e clamam por justiça, é ele que filtra e traduz isso numa linguagem mais técnica, um pouco mais fria para tratar a questão de forma mais pacífica possível. Essa é a atuação do Poder Judiciário junto com a advocacia, sem os advogados não conseguimos realizar um bom trabalho”, enfatizou.

O ex-presidente da AMASE, Gustavo Plech, avaliou a sua gestão como bastante positiva, com muitas conquistas para a magistratura e que se reverteram, sobretudo, em prol da sociedade. “Esse bom convívio da AMASE com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), não só em busca de melhoria de condições, acabou refletindo também positivamente para o TJSE, prova disso são as premiações que o Tribunal angariou no ano anterior, fruto de um trabalho conjunto de magistrados e servidores e que colocou mais uma vez o Estado de Sergipe em situação de destaque a nível nacional”, revelou.

Gustavo Plech também destacou o relacionamento tranquilo entre a AMASE e a OAB/SE. “Foi um relacionamento extremamente tranquilo no qual buscamos dentro desse período pacificar conjuntamente algumas situações sem que precisasse de nenhuma outra providência formal. Conseguimos construir muita coisa e acredito que esse entendimento vai continuar tanto pelo espírito pacificador do colega Roberto Alcântara, que me sucede, como também do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss”, salientou.