OAB credencia oito novos advogados

Em solenidade de compromisso realizada na manhã desta segunda-feira, 10, na Sala da Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) foram entregues as credenciais a oito novos advogados. A cerimônia contou com a participação da presidente em exercício da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, e da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Susan Manuela Cruz, além de familiares e amigos dos jovens advogados e advogadas.

A presidente em exercício da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, deu as boas-vindas aos novos advogados. Na oportunidade, ela afirmou ser uma honra muito grande poder receber a todos os novos advogados e advogados para a solenidade de compromisso. “Esse é um momento muito especial na vida de cada um de vocês e para nós também que já somos advogados e advogadas. Sei também que para chegarem a esse momento foi preciso ultrapassar uma longa caminhada, aonde os obstáculos foram muitos, e contar com o apoio daqueles que são indispensáveis para vencê-los, os familiares”, declarou.

Ana Lúcia destacou ainda a responsabilidade dos novos advogados em receber a credencial da Ordem dos Advogados do Brasil, uma instituição independente e que defende os direitos dos cidadãos, da sociedade e a Constituição Federal.

“O exercício da advocacia é a nossa plenitude profissional. O advogado é indispensável à administração da Justiça, proclama a nossa Carta Magna em seu art. 133; então somos nós que fazemos o Direito, somos nós que impulsionamos a Justiça a funcionar. Por isso, eu conclamo vocês a defenderem a nossa instituição, os direitos dos cidadãos e principalmente, o Estado Democrático de Direito; a Constituição Federal e as nossas prerrogativas. Como bem disse o saudoso Sobral Pinto, grande ícone da advocacia brasileira, “a advocacia não é profissão para covardes” e nós também não nos acovardamos e nem nos acovardaremos jamais. Lógico, que a gente vai sempre exercer o exercício da nossa profissão com ética, com respeito, mas principalmente com o direito de igualdade”, enfatizou.

Ana Lúcia também ressaltou o trabalho realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Chamou a atenção dos novos advogados para a necessidade de uma constante atualização. “A Escola de Advocacia promove diuturnamente cursos, palestras, oficinas, entre outros eventos que proporcionam a atualização do conhecimento”, revelou.

Benefícios da CAASE

A vice-presidente da CAASE, Susan Manuela Cruz, saudou a todos os advogados e advogadas e parabenizou. Ela também explicou os benefícios e vantagens oferecidos pela Caixa de Assistência. “A CAASE é o braço social da OAB/SE, que disponibiliza para o advogado um escritório modelo e o gabinete do Jovem Advogado, além de diversos serviços visando não somente aqueles voltados para a atividade da advocacia em si, mas também a saúde e o bem-estar. No Gabinete Odontológico temos cinco serviços que são totalmente gratuitos para a advocacia, além disso, disponibilizamos um Consultório Multidisciplinar no qual o advogado tem acesso a consultas médicas, nutricionais e psicológicas a um preço simbólico”, afirmou.

Susan Manuela falou ainda das ações desenvolvidas pela CAASE no âmbito social e para o bem-estar do advogado. Ela destacou o Projeto Medida Legal, voltado exclusivamente para a advocacia, que está com problema de sobrepeso ou obeso; e aproveitou para convidar os novos advogados a participarem nos próximos dias 12 e 13 de fevereiro da 10ª edição do Projeto Verão Saúde, no Calçadão da 13 de Julho.

“É um evento totalmente gratuito para a advocacia e para a sociedade. Teremos lá uma tenda para hidratação e diversas atividades como as aulas de yoga, alongamento, aeróbica, treinamento funcional, fit dance, strong by zumba, aferição de pressão arterial, avaliação de massa corporal, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de receber aconselhamentos da equipe do Programa de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde, comandada pelo coordenador do programa, o médico Almir Santana”, comentou.

Ela disse também que a CAASE disponibiliza para a classe um Centro de Treinamento com diversas atividades esportivas, a exemplo de vôlei, basquete, judô, natação e futebol. O espaço funciona da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/SE), que é parceira da Caixa de Assistência.

Novos advogados

O advogado Ítalo José Almeida Rodrigues foi o juramentista da turma. No juramento todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Para o jovem Ítalo Rodrigues a solenidade de compromisso foi um momento ímpar em sua vida. “Foi com certeza uma realização conquistar esse título tão renomado no País”, disse.

A oradora da turma, Olda Freire dos Santos, disse em seu discurso que ser agora jovens advogados é motivo de honra para todos. “Que possamos advogar de maneira proba, ética e que sejamos a diferença. Que não sejamos somente mais alguns jovens advogados que acabaram de receber a sua carteirinha e que possamos realmente fazer a diferença na nossa sociedade”.

Advocacia com ética

Olda declarou ainda que a solenidade de compromisso foi para ela e todos da turma um momento muito esperado. “Foram cinco anos na faculdade e mais o exame de ordem e esta é realmente a concretização de um momento tão esperado de pegar a carteirinha, poder advogar e defender os direitos daqueles que clamam por Justiça. É um compromisso que a gente firma não só conosco, mas com a sociedade”, revelou.

O jovem advogado José Ronaldo Alves Moreira Filho revelou que a solenidade foi um momento único por conta das batalhas e das dificuldades que teve que vencer para chegar até o dia de hoje. “Esse compromisso reafirma a minha vontade e desejo de exercer uma advocacia acima de tudo ética, que respeita as prerrogativas do advogado, a cidadania e que faça valer os direitos que estão presentes na Constituição”, afirmou.

O advogado Renato Melo Santana disse que a solenidade de compromisso foi um momento de muita satisfação e realização. “Em um momento tão difícil que atravessamos no País onde vemos direitos sendo violados, a Constituição sendo atacada, viemos aqui e firmamos o compromisso de defendê-la. De defender a advocacia, as prerrogativas, o direito do cidadão porque sem a defesa do direito do cidadão, não há justiça”, declarou.