OAB/SE lança campanha de Carnaval: “Troque seu preconceito por respeito! #NãoéNão”

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direitos LGBTQI+, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Direitos Humanos, lançou este mês a campanha de Carnaval com o tema “Troque seu preconceito por respeito!#NãoéNão”.

De acordo com a presidente da Comissão de Direitos LGBTQI+, Mônica Porto Cardoso, a campanha propõe uma conscientização da população para um carnaval sem LGBTfobia e sem importunação sexual.

“Uma pessoa não pode de maneira nenhuma fazer nada contra outra pessoa quando ela não queira. É preciso respeitar todos os LGBTs, todas as mulheres, todas as pessoas, uma vez que, há importunação sexual também com os homens”, ressalta.

No último final de semana, a Comissão de Direitos LGBTQI+ realizou uma ação no Bloquinho Vem ni Mim Arnesto que desfilou na Orla da Atalaia. “A sociedade tem aderido bastante à campanha. Conseguimos distribuir 500 adesivos e abanadores na concentração do bloquinho, o que demonstra que as pessoas estão realmente querendo combater o preconceito. A ação foi um sucesso!”, avalia.

A coordenadora do GT Gênero, Mídia e Arte e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Marianna Montalvão, que representou a CDDM na ação destacou a importância da atividade no bloquinho. Segundo ela, foi feita blitz onde foram entregues violentômetros, bem com foi disponibilizado auxílio jurídico aos foliões, abordando as violências, com foco na Importunação sexual em bloquinho carnavalescos.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa, salientou que a sensibilização para o respeito às outras pessoas é uma tarefa cotidiana. Mas no Carnaval, as violações ao direito aumentam. “A isso é necessária uma ação mais firme e a OAB, em seu papel de defesa dos direitos fundamentais não pode ficar ausente”, afirmou.