Solenidades de compromisso reafirmam missão da OAB e indispensabilidade da advocacia

Duas solenidades de compromisso foram realizadas nesta semana pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. As cerimônias, promovidas nos dias 09 e 11, foram marcadas por discursos eloquentes, que reafirmaram a missão da OAB e a indispensabilidade da advocacia.

Na segunda-feira, 09, a solenidade ocorreu em Aracaju, no plenário da OAB/SE. Na ocasião, o presidente da entidade, Inácio Krauss, defendeu o protagonismo e papel da instituição. “Nos momentos difíceis pelos quais o país passou a OAB foi vital na estabilidade dessas contendas”.

“Recentemente, houve conflito com os policiais civis no Ceará e a OAB foi fundamental para que a paz retornasse naquele Estado. Aqui, em Sergipe também é assim. Não atuamos só nas questões que envolvem a classe. Muitas atuações da Ordem são pela sociedade sergipana”.

O conselheiro seccional, Dalmo Bezerra, foi o responsável por preferir a mensagem de boas-vindas aos novos profissionais. Em sua fala, Dalmo enalteceu a indispensabilidade da classe, alertando a necessidade de os advogados e advogadas exercerem a profissão com ética.

“A exigência ética à advocacia é muito maior que em outras profissões. Um advogado que frature a ética irá macular a honorabilidade de toda classe. Mesmo prestando serviços privados, exercemos função pública, pois somos indispensáveis à administração da justiça”.

No dia 11, a solenidade foi realizada em Lagarto. Para o presidente da Comissão Regional, Alex Sandro Nascimento, a cerimônia representa uma conquista para a advocacia do interior. “Esse é um avanço para a classe interiorana. A gestão sempre prioriza esse compromisso”, contou.

“Independente do número de advogados e advogadas que participarão da solenidade, a sua realização é um compromisso que a intuição tem cumprido sempre. Foi uma cerimônia emocionante e cada vez mais me sinto orgulhoso de fazer parte dessa entidade”, considerou.

Em discurso de boas-vindas aos jovens advogados e advogadas, o conselheiro seccional, Eduardo Maia, defendeu o papel da Ordem e relembrou os pilares da advocacia, conclamando a classe à luta em prol da justiça social, dos direitos humanos e do Estado Democrático.

“Discursar para os novos advogados e advogadas é sempre um grande desafio, pois além de apresentá-los à grandeza e aos sonhos que revestem nossa profissão, temos o dever de conclamá-los a promover justiça social através de uma atuação séria, ética e comprometida”.

Além de proferir uma mensagem de gratidão, a oradora da turma, Isadora Fonseca, destacou a imprescindibilidade da OAB e a honra de integrar-se à instituição. Afirmou ainda que ser operador do Direito é reconhecer a supremacia e a força normativa da Constituição.

“A Ordem é uma entidade respeitada e tem em sua história uma incessante luta na defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social. E nessa tarde ingressamos a esse quadro. Tenho a honra de afirmar que fazemos parte de um grupo especial, pois, a nossa atuação vem expressa no texto constitucional como indispensável a administração da justiça”, disse.