OAB/SE recebe visita de cortesia do corregedor nacional do Ministério Público do Trabalho

Nessa quarta-feira, 11, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, acompanhado da secretária-geral adjunta, Andrea Leite de Souza e da integrante da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho, Sandra Marcia Fraga Azevedo Borges, recebeu a visita de cortesia do corregedor nacional do Ministério Público do Trabalho, o subprocurador-geral do Trabalho, André Luís Spies, juntamente com o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Sergipe (PRT 20ª Região), Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a visita institucional dos representantes do Ministério Público do Trabalho foi importante para estreitar ainda mais os laços entre as duas instituições que são essenciais a administração da Justiça. “Nesse encontro foi demonstrada a preocupação de ambas as instituições com o futuro da Justiça do Trabalho porque esta é uma questão que não atinge apenas as instituições, mas também a população”, disse.

Krauss ressaltou ainda que saiu da reunião com uma boa perspectiva de união de forças para fortalecer a Justiça do Trabalho e trazer soluções para que ela se mantenha. “Nós aproveitamos a oportunidade do diálogo para propor parcerias. Também fizemos o pleito para a instalação de uma sala de advogados na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe”, afirmou.

Pontos em comum

Segundo o corregedor nacional do Ministério Público do Trabalho, André Luís Spies. A sua vinda a OAB/SE faz parte de uma série de visitas feitas as entidades parceiras do Ministério Público do Trabalho, entre elas a OAB. “A OAB, como nós, ocupa um espaço de essencialidade na distribuição da Justiça no País, e nesse sentido somos parceiros, inclusive no que se refere às relações de trabalho. Fazemos as visitas aos presidentes da OAB ou aos advogados que atuam na área trabalhista para discutir os pontos de interseção que as duas entidades têm em comum”, revela.

André Spies disse ainda que entre os assuntos da pauta da reunião estava o momento das relações de trabalho no País, que passam por uma modificação muito grande e a própria Justiça do Trabalho ainda está se adaptando as Reformas Trabalhistas e isso tem sido sempre uma preocupação tanto do Ministério Público quanto da OAB. “É da tradição no País uma Justiça do Trabalho que sempre atuou na defesa do equilíbrio das relações entre o capital e o trabalho e os advogados e o Ministério Público como funções essenciais a essa distribuição de Justiça têm um papel importante”, declarou.

A secretária-geral adjunta Andrea Leite de Souza ressaltou que essas visitas são importantes para que haja o estreitamento dos laços entre as instituições. “É sempre muito saudável, sobretudo porque a advocacia ganha com todas as novidades, com todas as informações recebidas durante as visitas. Estou muito feliz com as propostas, os projetos de parceria para a capacitação do advogado visando à utilização dos sistemas do MPT, que é muito importante para a classe, e também com o pleito da advocacia feito pelo presidente Inácio Krauss, e que o MPT está levando como sugestão, para que haja uma sala da advocacia na sede do MPT em Sergipe”, salientou.

Bom relacionamento

O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Sergipe, Alexandre Alvarenga, disse que as visitas institucionais são um princípio das correições do MPT. “Fazemos essa interlocução com os diferentes órgãos até mesmo para conhecer as demandas e eventuais problemas que possamos melhorar na nossa atividade. Foi uma visita bastante proveitosa, colhemos sugestões e vamos levar à frente. Felizmente foi reafirmado o bom relacionamento da OAB com o MPT e aquilo que pode ser melhorado, ouvimos as sugestões feitas pela Diretoria da OAB e vamos procurar implementar”, afirmou.

A integrante da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho, Sandra Márcia Fraga Azevedo Borges, foi nomeada pela Presidência da OAB para acompanhar a correição ordinária do MPT/SE dirigida pelo corregedor-geral, André Luís Spies e o corregedor auxiliar, Márcio Ribeiro.

“Estivemos juntos na segunda-feira, quando fui informada de toda a programação, inclusive de visitas institucionais e propósitos dessa vinda dos corregedores ao Estado para a realização da correição. Esta foi uma visita muito proveitosa, acredito que desses encontros sairão diversas parcerias para que não só a Justiça do Trabalho como a defesa dos direitos sociais estejam amplamente bem tratada tanto pela OAB como pelas instituições que lidam com essa matéria”, pontua.