OAB/SE adere ao ‘Junho Violeta’ e realiza I Colóquio Virtual de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, aderiu ao “Junho Violeta” e realiza na quarta-feira, 17, às 16 horas, o I Colóquio Virtual alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece anualmente no dia 15 de junho.

A data de conscientização foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, 15 de junho é reafirmado com a realização de campanhas por todo o mundo, a exemplo do mês violeta.

“Junho Violeta” é o mês de combate à violência contra a pessoa idosa e, em todo o mundo, a mobilização visa promover o reconhecimento dos idosos como sujeitos de direitos, difundido os canais de denúncia e buscando a sensibilização da sociedade sobre o assunto.

Segundo a presidente da Comissão, Lenieverson Santana, atualmente o tema torna-se ainda mais alarmante, ante ao isolamento social. “A preocupação é redobrada, seja em seus lares ou em instituições de acolhimento. Há poucas notícias da realidade diária do amparo a idosos”.

“Noticiam que neste período de isolamento e distanciamento social a violência tende a se agravar, até porque, infelizmente, muitos dos agressores são pessoas da família ou cuidadores. Portanto, mesmo em pandemia, não podemos nos silenciar para a proteção da pessoa idosa”.

De acordo com Lenieverson, os tipos de violência são diversos, a exemplo da psicológica, da física, da sexual, do abandono e da negligência. As denúncias de violência contra as pessoas idosas devem ser feitas pelo “Disque 100”. As denúncias são anônimas e a ligação é gratuita.