OAB/SE dá início ao 1º Congresso Virtual: Processo Civil Contemporâneo em Debate

O 1º Congresso Virtual: Processo Civil Contemporâneo em Debate teve início nesta quinta-feira, 24, e contou com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, na abertura solene. O evento é nacional e ocorre de forma virtual até este sábado, 26.

Promovido pelas Escolas Superiores da Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) de Sergipe e do Mato Grosso do Sul, o evento conta com a participação de grandes nomes do cenário processual brasileiro para o debate de temas relevantes e atuais.

“É uma grande satisfação estar realizando esse evento conjunto com a OAB Mato Grosso do Sul. São seccionais que estão enfrentando diversas dificuldades em um momento tão difícil para todos nós, a pandemia. Esse evento é fruto de atuações competentes”, disse Inácio.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ESA/SE, Kleidson Nascimento, destacou a atuação das Seccionais, empenhadas no aprimoramento jurídico da advocacia brasileira. “A OAB Sergipe e OAB Mato Grosso se superam e levam a qualificação de temas tão caros à classe”.

O presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, considerou o evento histórico. “Sinto um misto de alegria e de tristeza. Tristeza pelo momento que o país enfrenta (mais de 137 mil pessoas já faleceram) e alegria por estar realizando esse evento de forma inédita”, disse.

O diretor-geral da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira, ressalvou em sua fala o trabalho que está sendo realizado pela Escola Superior de Advocacia de Sergipe. “Essa ESA tem feito a diferença com um trabalho progressista em prol da educação jurídica e superior do Estado e do país”.

A presidente da CAA/SE, Hermosa França, afirmou que é uma honra participar do evento. “Nesse momento em que estamos vivendo, tivemos que nos reinventar para permanecer trabalhando e essas duas Seccionais se juntaram para realizar esse tão importante congresso”.

Explanações

No primeiro dia do evento, Yasmine Lopes e Maurício Cunha abordaram distinção e superação dos precedentes judiciais, com a mediação de Eduardo Campos. Em seguida, Henrique Volpe e Juliano Cordeiro falaram sobre IRDR, com Larissa Brandão sendo a responsável pela mediação.

No dia 25, a tutela executiva será tema das palestras de Clarissa Vencato e Mozart Borba, com mediação de Fábio Victor de Aguiar. Depois a temática abordada será “Tutela de evidência”, por Daniel Neves e América Nejaim, com Yahn Sortica na mediação das explanações.

No dia 26, os impactos do CPC/15 no instituto da coisa julgada serão discutidos por Antônio Cabral e Isadora Werneck. A mediação será feita por Caroline Karmouche. Após, Paula Sarno e Leonardo Cunha falarão da flexibilização procedimental, com mediação de Vinícius Castro.