OAB/SE efetiva termo de cooperação técnica para aprendizagem profissional e contrata jovens aprendizes

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, contratou dois jovens aprendizes, efetivando o termo de cooperação técnica firmado em setembro com o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Estado.

O termo tem o objetivo de fomentar a aprendizagem profissional no âmbito da advocacia. O intuito é oportunizar vagas de aprendizagem a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou de risco social nos escritórios de advocacia e na OAB/SE.

A iniciativa conta com a atuação da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB, que pretende promover premiações simbólicas a advogados e escritórios de advocacia que contratarem aprendizes em situação de vulnerabilidade.

Os jovens aprendizes contratados pela entidade foram recepcionados nesta segunda-feira, 7, pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; pela vice-presidente da entidade, Ana Lúcia Aguiar, e pela vice-presidente da Comissão, Arlene Batista.

“Projetos de inclusão como esse são ações corriqueiras em nossa gestão. Os jovens aprendizes não são novidade em nossa Seccional, mas é com grande alegria que essa contratação efetiva um termo firmado tão importante”, avaliou Inácio Krauss.

Segundo Arlene, a ação é a efetivação de um dos fundamentos da OAB: a defesa dos direitos humanos, da Constituição Federal e da justiça social. “Essa defesa engloba o ECA e efetivar o direito à profissionalização é atingir objetivo da própria OAB”.

“A OAB, acima de estar cumprindo a obrigatoriedade da cota de jovens aprendizes, está através dessa medida, dando o exemplo. A Ordem, através dessa ação, coroa sua defesa pelos direitos sociais e pelas crianças e adolescentes”, disse Ana Lúcia.

Firmino da Silva, jovem aprendiz, afirmou ser uma grande honra compor os quadros de colaboradores da OAB. “Eu já tinha gosto pelo Direito, mas depois que fui aceito na Ordem parece que uma chama acendeu. Sinto como se eu já estivesse no caminho”.

Além de ser um dos novos jovens profissionais com contrato de dois anos, Firmino é estudante da escola pública Olavo Bilac e foi um dos participantes do último concurso cultural de desenhos, pinturas e poesia da OAB/SE, promovido através da Comissão.

A jovem aprendiz, Francine Carvalho da Conceição, considerou seu ingresso nos quadros de colaboradores como uma oportunidade única. “Recebi a notícia da contratação com muita surpresa e estou adorando. É um pontapé perfeito”.