Advogada Zelita Correia é homenageada pela Comissão de Estudos Penais da OAB

O dia 28 de janeiro foi de muita alegria, emoção e homenagens para os integrantes do Grupo de Estudos da Comissão de Estudos Penais da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). Nesta primeira reunião do Grupo de Estudos, a advogada Zelita Rodrigues Correia dos Santos, militante dos direitos humanos e da democracia desde a década de 60 recebeu uma homenagem ao ter o seu nome adotado pela Comissão:  Grupo de Estudos Zelita Correia – GEZEC.

O evento, realizado de forma virtual pela plataforma Zoom, contou com a presença do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, do Conselheiro Seccional Rivaldo Salvino, representando a Escola Superior de Advocacia (ESA), do presidente da Comissão de Estudos Penais, Rafael Leão, e demais membros da Comissão e do Grupo de Estudos, e também da homenageada, a advogada Zelita Correia.

O presidente Inácio Krauss parabenizou a comissão pela iniciativa e cumprimentou a advogada, Zelita Correia, que foi conselheira da OAB por diversas gestões, conselheira federal, secretária-geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Estudos Penais, Rafael Leão, recitou uma poesia para a patrona da Comissão. Segundo ele, Zelita Correia foi uma combatente da época da Ditadura Militar, a favor dos direitos humanos, da democracia e que por meio dos movimentos da educação e da cultura sempre buscou o respeito pela democracia e pelos direitos humanos.

“É um nome de extrema importância para o nosso Estado. Ela é uma advogada criminalista atuante, militante, mulher, mãe, defensora dos direitos humanos, posteriormente se tornou membro do Ministério Público da Bahia, mas sempre defendendo a bandeira dos direitos humanos”, ressaltou.

Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos Zelita Correia, da Comissão de Estudos Penais da OAB/SE, foi criado em setembro de 2020, com o apoio da Diretoria da OAB, da Escola Superior de Advocacia (ESA) e com a aprovação unânime dos integrantes da Comissão de Estudos Penais.

De acordo com o presidente da Comissão, Rafael Leão, os encontros são mensais e virtuais por meio da plataforma Zoom, sempre nas últimas quintas-feiras do mês. Segundo ele, as temáticas a serem discutidas são direcionadas ao grupo de estudos, mesmo existindo a possibilidade de outros convidados participarem.

“Nós debateremos alguns temas como a Imparcialidade no Processo Penal, voltado ao Direito Penal Econômico, Medidas Cautelares, Prisão em Flagrante, Abuso de Autoridade, Habeas Corpus dos Tribunais Superiores, Tribunal de Júri, enfim, uma série de temas de extrema importância não só teórica, mas prática. Contaremos com a participação de seletos criminalistas como a advogada Thaise Mattar Assad, o professor Rivaldo Salvino, o professor Alberto Hora, o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, entre tantos outros.

Na ocasião, Zelita Correia, rememorou a sua trajetória na advocacia e luta pelos direitos humanos e agradeceu emocionada a homenagem recebida pela Ordem.

Os interessados em participar do GEZEC podem entrar em contato com o Presidente da Comissão pelo e-mail: [email protected] .