II Conferência Estadual da Mulher Advogada: painéis do segundo dia abordam feminismo negro, protagonismo e empreendedorismo

Nesta quinta-feira, 25, feminismo negro, protagonismo e empreendedorismo foram temas dos painéis realizado virtualmente no último dia da II Conferência Estadual da Mulher Advogada, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, nos dias 24 e 25.

Feminismo Negro e Advocacia

Após a roda de conversa, foi dado início ao Painel 6, que abordou aspectos da advocacia e do feminismo negro, tendo como moderadores o presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OABSE, Ilzver Matos, e a defensora pública do Estado, Carla Caroline Silva.

Foram organizadoras do painel a presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental da OAB/SE, Robéria Silva; a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Monalisa Dijean; e a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE, Clarissa Marques.

A palestrante na ocasião foi a secretária da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PI, Maria Sueli. Ela ponderou que a importância do feminismo negro para a advocacia feminina é a valorização da mulher negra e o reconhecimento de seu protagonismo.

Em sua fala, Maria Sueli fez uma breve abordagem histórica, pontuando as consequências dos conceitos que valorizavam apenas aspectos (como cultura e a religiosidade) europeus. “Os colonialistas chegaram aqui com assédio moral. Desde ali foi criada uma hierarquia”.

Protagonismo

Em seguida, “Construa uma Jornada de Sucesso na Advocacia: seja você a Protagonista da sua História” foi o tema do Painel 7 da Conferência. Os moderadores foram a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, e o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.

As palestrantes foram a vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno; a conselheira federal da OAB/DF, Raquel Cândido; e a conselheira federal da OAB/SE, Tatiane Godhar. Na abertura do painel houve o lançamento da Campanha “Advocacia contra o Feminicídio”.

Em sua fala, Raquel Cândido ressaltou a importância de se aprofundar no assunto. “Nós, mulheres, temos algumas amarras que não são técnicas e que vêm até dos tempos de faculdade. Não pensamos em nossa carreira e em desenvolver qualidades além das técnicas”.

Cristiane Damasceno pontuou que para obter sucesso é preciso acompanhar as mudanças. “É necessário se adaptar. Por exemplo, muitas audiências permanecerão virtuais. Então é preciso que saiba utilizar o Zoom. É preciso saber o que fazer para se inserir nas novas realidades”.

Tatiane Godhar ponderou os desafios impostos à advogada, citando poucos espaços de poder ocupados por mulheres no universo jurídico. “Como é difícil para a mulher advogada se firmar na profissão e como é difícil colocar sua competência na frente de atributos como beleza”.

Empreendedorismo

O Painel 8 encerrou o ciclo de palestras e debates da II Conferência Estadual com a abordagem sobre o empreendedorismo da mulher advogada. O moderador do diálogo foi o presidente da Comissão Estadual de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB/SE, Thiago Noronha.

As ministrantes foram a conselheira seccional da OAB/SE, Isabelle Santiago; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da CFOAB, Daniela Borges; e a presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do CFOAB, Lara Selem.

Daniela Borges explanou sobre a necessidade de reinventar-se, principalmente diante das mudanças trazidas pela pandemia. “Esse momento tem atingido a advocacia como um todo. Tem sido desafios imensos, mas já existem os próprios desafios que é ser mulher advogada”.

Em seguida, Isabelle Santiago afirmou que o empreendedorismo é característica intrínseca às mulheres. “O tempo que a mulher tem, devido às imposições da cultura patriarcal, é sempre muito escasso. Então ela sempre busca alternativas objetivas e isso é empreender”, disse.

Lara Selem relembrou a responsabilidade de empreender, pontuando que o papel da classe deve ser bem pensado. “Esse papel não pode ser amador, sob pena de romper essas responsabilidades”. Ela falou também sobre a necessidade de se adaptar às novidades.

Assista os painéis e o evento completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0bDXxX8WEOw&t=18748s