Conselheira federal da OAB/SE é agraciada com prêmio “Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”

Nesta terça-feira, 18, a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do CFOAB, Glícia Salmeron, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O prêmio faz parte da campanha “Faça Bonito”, que alerta sobre o abuso e a exploração sexual infantil. Ele é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida por ser defensora dos direitos humanos, que dedicou grande parte de sua vida a lutar contra o abuso infantil e juvenil.

A conselheira federal da OAB/SE considera ser uma honra receber um prêmio com o nome de Neide Castanha. “Ela foi precursora da pauta e uma das pessoas mais atuantes que conheci nessa pauta do enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes”, disse.

“Era uma mobilizadora e articuladora que teve um papel fundamental para arregimentar o movimento social e relevante contribuição na implantação das políticas públicas para o enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes em todo o país”, completa.

De acordo com Glícia, a implantação do “Disque 100” e a discussão do primeiro Plano Nacional de enfrentamento a violência sexual foram frutos da luta de Neide, junto a outros atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança. Glícia foi agraciada na categoria “Cidadania”.

Ao entregar, de maneira virtual, o prêmio à representante da OAB/SE, a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, enalteceu a atuação de Glícia como fundamental em todo país.

“Seu trabalho na OAB tem sido fundamental. Todo nosso reconhecimento ao trabalho de uma mulher guerreira. Receba nossa homenagem e nossa gratidão à sua atuação, militância, competência e dedicação. Nós precisamos de mais mulheres como você”, considerou.

Glícia é ex-conselheira do CONANDA; ex-presidente da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE; e presidente do CEDCA no triênio 2019/2021. Atualmente, é conselheira federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do CFOAB.

Glícia também já recebeu tributo à cidadania, em 2011, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju. Ela tem graduação em Direito desde 1987 e possui especializações diversas, como Direito Público, Direito Processual Civil, Direito de Família, etc.

Em Sergipe e em todo Brasil é conhecida por sua atuação combativa em defesa dos direitos da criança e do adolescente. “É uma pessoa aguerrida nas batalhas que trava, sempre em defesa dos vulneráveis, da cidadania e da democracia”, afirma o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss.

Confira a entrega do prêmio aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?v=980626712476555&ref=watch_permalink