OAB/SE lança o Edital do VI Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia

Na data em que se comemora o 31º ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado nesta terça-feira, 13 de julho de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), através da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude (CODIAJUV-OAB/SE), lança o Edital do VI Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia.

De acordo com a presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, Acácia Gardênia Santos Lelis, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 31 anos de sua vigência. “É reconhecidamente uma das melhores normas do mundo em relação a proteção ao público infantojuvenil. É imprescindível reconhecer a importância do Estatuto como forma de proteção às crianças enquanto sujeitos de direito”, ressaltou.

Segundo Acácia Lelis, houve uma mudança significativa a partir da implantação do ECA, tendo em vista que o Estatuto rompeu com a doutrina da “situação irregular” estabelecida nos Códigos de Menores. “O ECA passou a ver crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos e lhes assegurar a prioridade absoluta.” É uma norma, portanto, de extensa garantia de direitos e temos que reconhecer a sua importância”, afirmou.

Conforme a presidente da CODIAJUV-OAB/SE, o país tem no ECA uma legislação que é de significativa valorização do que está ali previsto, mas ainda é preciso avançar muito na efetivação dessa norma.  “Precisamos avançar na efetivação das leis que asseguram a proteção integral através de políticas públicas que respeitem a prioridade absoluta que está prevista no Estatuto”, enfatizou.

Lançamento do Edital

A Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE aproveita o momento de alusão a esse símbolo que é o ECA em relação a proteção à infância para lançar o VI Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia. “Nós temos lançado esse Edital nos últimos seis anos a fim de possibilitar o protagonismo infantojuvenil. Nas edições anteriores observamos que  as crianças e adolescentes através da arte, da poesia e da pintura, expressam suas opiniões, inquietações e sentimentos”, salientou.

Este ano, o tema do Concurso é “Direitos de crianças, adolescentes e jovens em tempos de Pandemia”. O Concurso de Desenho, Pintura e Poesia é direcionado aos alunos e alunas do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de todo o Estado de Sergipe, bem como de alunos que podem estar participando de atividades em contraturno em entidades da sociedade civil e do terceiro setor, conforme modalidades (faixas etárias) descritas neste edital.

O Concurso tem o objetivo construir uma concepção de vida a partir do olhar do protagonismo infantojuvenil, de seus direitos fundamentais, à luz da legislação. Não longe, pretende também mostrar o universo de percepções nas diferentes fases da infância e adolescência, na perspectiva de detectar os avanços já alcançados e os desafios, por meio da arte e da expressão nos desenhos de cada um dos participantes, fomentando um modelo de construção coletiva ou individual dos inscritos que contribua com o aprendizado de todos os adultos que perpassam pela concepção humanista da vida a partir desse protagonismo juvenil e da garantia dos direitos fundamentais das futuras gerações, numa melhor aplicação da lei e do direito da criança e do adolescente.

Categorias

A iniciativa objetiva ainda estimular aos estudantes, no decorrer de sua vida em comunidade, na escola e na família, a partir de experiências exitosas ou dificuldades, apontar a importância de serem ouvidos e serem protagonistas de seus direitos humanos, fundamentais e capazes de contribuir para uma política pública que vise garantir o cumprimento do que está determinado na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069) e Convenção sobre os Direitos da Criança.

Os candidatos inscritos nos termos deste Edital, serão premiados de acordo com os critérios estabelecidos e classificação, com premiações que serão informadas posteriormente, contando com a parceria da Escola Superior de Advocacia e Caixa de Assistência da OAB.

O Concurso é dividido nas seguintes categorias: Crianças de 06 (seis) à 10 (dez) anos, individual; Crianças e Adolescentes de 11 (onze) à 14 (anos), individual; e Adolescentes de 15 (quinze) até 18 (dezoito) anos incompletos, individual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário disponível abaixo. Os trabalhos, juntamente com os formulários (devidamente preenchidos e assinados, conforme estabelecido), deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected], até dia 30/09/2021.

Os trabalhos serão examinados por uma Comissão Julgadora, que deverá eleger, os três melhores de cada modalidade e categoria. O resultado do Concurso será divulgado até o dia 12/10/2021, no site da OAB Sergipe, www.oabsergipe.org.br e www.esasergipe.org.br . E a entrega dos prêmios ocorrerá no dia 29/10/2020, como parte das comemorações alusivas ao mês em que se comemora o Dia das Crianças.

Confira o edital aqui.

Confira a ficha de inscrição aqui.