OAB/SE presta homenagem a Esperança Garcia no Julho das Pretas

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Igualdade Racial realizou nessa quinta-feira, 23, às 19h, de forma virtual, o evento Julho das Pretas II Webnário da Comissão de Igualdade Racial em Homenagem a Esperança Garcia. O evento foi realizado de forma virtual e com transmissão pelo YouTube da Seccional (www.youtube.com/oabse).

O Webnário foi aberto pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que na oportunidade parabenizou pela iniciativa a Comissão de Igualdade Racial, na pessoa da presidente da Comissão, Monalisa Dijean, e saudou a todos os participantes e aos palestrantes do evento.

Krauss também fez uma saudação especial a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do CFOAB, Silvia Cerqueira, pela participação no evento. O presidente da OAB/SE, ressaltou a atuação de Silvia Cerqueira e destacou a grande conquista da determinação das cotas nas chapas das eleições da OAB, que foi obtida recentemente pela Comissão e que será regulamentada na próxima sessão do Conselho Federal, que acontecerá na terça-feira, 27. “Agora vamos continuar trabalhando para irmos além dessa conquista sempre procurando aumentar os avanços. Quero parabenizar o trabalho da senhora. Muito obrigado pela presença nesse Webnário”, afirmou.

Inácio Krauss salientou ainda que o Webnário trouxe muito aprendizado para todos que assistiram ao evento pelo YouTube. “O Webnário traz a presença de pessoas altamente qualificadas para falar sobre o tema da igualdade racial”, disse.

Busca pela igualdade

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, destacou o apoio e incentivo que o presidente da Ordem, Inácio Krauss tem dado na defesa das minorias e na busca incessante da igualdade. Ela também saudou a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Dijean, e a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Sílvia Cerqueira. “A Comissão de Igualdade Racial vem fazendo um trabalho belíssimo, de luta, de vanguarda e de igualdade”, ressaltou.

Ela salientou também a importância do evento, ao lembrar que o Webnário vem prestando homenagens a mulheres de luta pela igualdade racial. “No ano passado fizemos homenagens a Tereza de Benguela, com o mês de julho repleto de eventos, de atos e conquistas; e agora homenageamos aquela que é símbolo, principalmente para nós mulheres advogadas nordestinas, que é Esperança Garcia, uma piauiense que foi escravizada, mas foi reconhecida muito embora tardiamente, como primeira mulher advogada negra do Piauí”, revelou.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Dijean, falou que a Comissão nasceu na pandemia e mesmo diante de todas as dificuldades impostas pelo momento de crise sanitária conseguiu realizar todos os projetos. “Agradeço ao nosso presidente Inácio Krauss por apoiar todas as nossas ideias e somar sempre. Agradeço todo o carinho e toda dedicação não só a Comissão de Igualdade, mas por todas as Comissões da OAB/SE”, disse.

Ela também agradeceu a vice-presidente da OAB, Ana Lúcia Aguiar, a presidente da Comissão Nacional, Silvia Cerqueira, pelos ensinamentos; aos membros da Comissão da Igualdade Racial, as palestrantes, participantes e toda a advocacia sergipana e nacional.

Homenagem

A homenagem a Esperança Garcia foi feita pela estudante de Direito e colaboradora da Comissão de Igualdade Racial, Cileide Ribeiro.  Segundo Cilene, no II Webnário da Comissão de Igualdade Racial o tema definido foi Homenagem a Esperança Garcia, com a finalidade de dar vez à representatividade da mulher negra advogada.

“Esperança Garcia foi reconhecida como a primeira mulher negra advogada por escrever uma carta ao governador da Capitania do Piauí fazendo uma denúncia e reivindicando o seu direito de acionar o Estado para a sua proteção”, revelou.

Conforme Cilene, o ano era 1751, quando nasceu Esperança Garcia, na Fazenda dos Algodões, no Piauí. “No Século XVIII uma criança que nascia com a pele preta já tinha o destino predestinado, assim também como os seus direitos delimitados pelo poder da irracionalidade do racismo”, enfatizou.

Palestrantes

A advogada, vice-presidente da Comissão de Bioética do IBDFAM/SE, membro da Comissão da igualdade Racial da OAB/SE, Leila Consuelo Lelis, foi a primeira palestrante. Ela se disse muito honrada em participar do Webnário. Na oportunidade, ela leu um poema da poetisa peruana Vitória Santa Cruz que marcou muito a sua vida e ressignificou muitos dos pensamentos racistas dos quais as crianças negras vivenciam.

“Esse poema me tocou muito a minha vida inteira e fala do que é a realidade de uma pessoa negra na sociedade, dos primeiros anos de nossas vidas quando nos reconhecemos apenas como crianças”, disse.

A corregedora-geral e presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental da OAB/SE, Robéria Silva, parabenizou a Comissão de Igualdade Racial e a OAB/SE pelo Webnário. “É um momento muito importante de construção e de desconstrução. A OAB/SE tem dado a oportunidade de nos colocarmos no nosso lugar de fala como pessoas pretas que foram excluídas da história, da história como seres humanos, porque na história como escravizados nós já conhecemos bem”, ressaltou.

Racismo estrutural

A advogada Criminalista, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Clara Arlene Ferreira, disse que Julho é um mês especial e o dia 25 é extremamente importante para a mulher negra latino-americana e caribenha. “É um momento histórico para a OAB, para a mulher e principalmente para a mulher preta porque vivemos há muito tempo ocupando lugares que nos são ofertados, mas nunca lugares que nós desejamos ou aqueles lugares que nós queremos de fato ocupar”, enfatizou.

A advogada e secretária adjunta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Anna Manuelly Zuzarte, ressaltou que a idealização do evento a partir da Comissão de Igualdade Racial é extremamente importante porque é uma forma de dar voz e amplificar as experiências e vivências no sentido de fortalecer o Movimento Negro Feminino. “O racismo que está nas estruturas, que está dentro das instituições, é um racismo que nos adoece”, frisou.

A advogada, presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do CFOAB, Silvia Cerqueira, agradeceu ao convite e saudou ao presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar, a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Dijean, e de forma especial ao ex-presidente da OAB Sergipe e do CFOAB, Cezar Britto.

“Cezar Britto foi à pessoa que deflagrou todo esse processo que nós estamos colhendo agora pela sua coragem e ousadia quando recepcionou a nossa sugestão, da Bancada da Bahia à época, no sentido de instalar no seio do Conselho Federal a Comissão Nacional da Promoção da Igualdade e Deus me concedeu essa dádiva de ser a primeira presidente, e também fui à primeira conselheira negra por duas gestões”, enfatizou.

A presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do CFOAB também falou da conquista das cotas raciais e da maior representatividade das mulheres advogadas negras. “A partir do Provimento nº 02 e da Resolução nº 05 as cotas raciais são uma realidade no seio da Ordem dos Advogados do Brasil. Há quase 100 anos que a OAB existe e só agora nósa conseguimos aprovar essas cotas. Para o nosso acesso e ingresso nós cumprimos rigorosamente tudo o que está lá no Estatuto. O nosso acesso, o nosso ingresso não se dá de forma diferenciada não, o que não se dá de forma igual é a nossa representação”, pontuou.

Sílvia Cerqueira afirmou ainda que saiu do Webnário enriquecida com tantos depoimentos, com tantas lições, com tantas trocas das colegas do Estado de Sergipe. “O evento não poderia ser nada de mais grandioso do que falar sobre Julho das Pretas e homenagear Esperança Garcia”, salientou.

Para assistir o evento completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8UKFULIMMbY