OAB/SE anuncia realização da Conferência Estadual da Advocacia para os dias 25, 26 e 27 de agosto

A Conferência Estadual da Advocacia Sergipana é um espaço de discussões e reflexões acerca de temas que envolvem a classe e a sociedade. Totalmente gratuito, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto através do “Zoom”, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Seccional.

A Conferência foi anunciada nesta segunda-feira, 26, durante a reunião ordinária do Conselho. Na ocasião, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, contou que o evento busca acompanhar a evolução do Direito, relacionando-o a temáticas de Sergipe e do país.

Inácio explicou que a Conferência será realizada virtualmente para concentrar esforços e ações da entidade na prevenção à Covid-19. O espaço de debates é o maior evento da advocacia sergipana e ocorre a cada três anos no Estado, marcando cada gestão da entidade.

Na reunião ordinária, o Conselho aprovou por unanimidade o nome de José Gomes de Britto Neto, como patrono da Conferência, e de Zelita Rodrigues Correia dos Santos, como homenageada do evento. Os advogados, de atuação reconhecida no Estado, serão agraciados pela Medalha Silvio Romero.

“José Gomes de Britto Neto representa todos os advogados e advogadas que sofreram com a Covid-19, sendo necessário nesse momento lembramos e sermos solidários. Ele esteve quase 3 meses internado, entre a vida e a morte. Escolhemos seu nome por ser um professor e advogado e com relevantes serviços prestados à OAB”, disse Inácio.

Sobre a escolha do nome da homenageada, o presidente da OAB/SE pontuou que a decisão representa a luta da OAB e da advocacia em defesa da democracia e da Constituição Federal. “Escolhemos Zelita por sua luta em defesa do Estado Democrático – dever de toda classe”.

Sob o tema “Advocacia e Inovação para Novos Tempos”, o evento será promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Sergipe e abordará temas como prerrogativas, mutações jurisprudenciais, sistema de precedentes, grandes reformas do Estado, etc.

O diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, afirmou que o evento traz uma reflexão sobre os momentos históricos, apontando ainda para o futuro e as novas tecnologias. Ele ressaltou que a Conferência está sendo construída coletivamente, por várias mãos que edificam a história da OAB e da ESA.

“A Conferência vai além de um congresso. Temos uma programação que ainda está sendo confirmada e construída para que a gente possa realizar um belíssimo evento, trazendo reflexões sobre novos rumos e futuros. Serão abordados temas que estão em voga”, considerou Kleidson.

Em três dias de realização, a Conferência reunirá importantes nomes do Direito Sergipano e Brasileiro. Participarão do evento, como palestrantes e presidentes de mesa dos painéis, juristas, escritores, ministros, pesquisadores, filósofos, desembargadores, entre outros.

A programação do evento será divulgada em breve. Quando abertas, as inscrições poderão ser feitas através do site da ESA Sergipe. Terão direito à certificação os inscritos que atingirem a frequência mínima de 80% da carga horária (12 horas ao total) da Conferência.

Homenageados da Conferência

Zelita Correia foi conselheira da OAB por diversas gestões, além de secretária-geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Ela foi uma combatente da Ditadura Militar, que por meio dos movimentos da educação e cultura sempre buscou o respeito pela democracia e pelos direitos humanos.

José Gomes de Britto Neto é mestre em Direito Econômico e Socioambiental e atualmente leciona na graduação em Direito da Unit/SE. Foi conselheiro suplente do Conselho de Contribuintes junto à Secretaria da Fazenda de Sergipe, bem como Conselheiro Seccional da OAB/SE e Presidente da Comissão de Estudos Tributários da Ordem.