Dia da Advocacia: live da OAB/SE defende prerrogativas como elementos imprescindíveis para concretização da justiça

Nesta quarta-feira, 11, data em que é celebrado o Dia da Advocacia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, destacou a importância das prerrogativas profissionais como elementos imprescindíveis para a concretização da justiça e da democracia.

Sua fala ocorreu durante a realização de mais uma live que fez parte da programação da OAB/SE em alusão ao Dia da Advocacia. Durante todo o mês, a Ordem traz eventos sobre temas relevantes para o Estado, com importantes nomes do sistema de justiça e da sociedade.

Sob o tema ‘Defesa das prerrogativas da advocacia: nossa maior causa’, a live foi transmitida ao vivo pelo perfil da OAB/SE no Instagram e contou com as explanações de Cristiane Damasceno Leite e Rafael Teixeira Martins, representantes da OAB Distrito Federal.

Responsável por realizar a abertura e mediação do evento, o presidente da OAB/SE enalteceu em sua explanação as prerrogativas da advocacia como instrumentos imprescindíveis para a concretização da justiça, da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito.

O representante da advocacia sergipana também relembrou a atuação da Seccional em defesa das garantias profissionais no Estado. Em seguida, Cristiane Damasceno deu início às suas ponderações destacando a necessidade de os advogados conhecerem seus deveres e direitos.

“É necessário que o advogado e a advogada entendam quais são os direitos e deveres. É muito comum as pessoas chegarem para nós achando que tudo é violação de prerrogativas. É preciso saber o art. 7 do Estatuto da Advocacia, que prevê os deveres e direitos do advogado”, disse.

Em sua fala, Rafael Teixeira Martins também teceu considerações sobre o tema. “Dificuldades são impostas e uma conversa e negociação podem resolver o problema. Por isso é importante saber quais as prerrogativas. Diferenciar quando estamos ou não diante de violações”.

Segundo ele, conhecer as garantias é indispensável, sobretudo porque o primeiro defensor das prerrogativas é o próprio advogado ou advogada que teve os direitos violados. “Precisamos conhecer nossas prerrogativas para que sejamos nós mesmos a primeira trincheira de defesa”.

Assista a live completa aqui: https://www.instagram.com/tv/CSc7dcdIXS5/