Em visita ao TRE, presidente da OAB/SE reitera o apoio da instituição ao sistema atual de votação através das urnas eletrônicas

Reafirmando a segurança e eficiência das urnas eletrônicas, a Ordem dos Advogados do Brasil utilizará, em novembro deste ano, urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado para as eleições dos advogados e advogadas que representarão a OAB/SE no próximo triênio.

A liberação das urnas foi autorizada nesta quinta-feira, 12, pelo presidente do TRE/SE, Roberto Porto, em reunião com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional, Jefferson Feitoza e o vice-presidente da comissão, Wesley Araújo Cardoso.

“Há seis eleições a OAB ratifica essa parceria com o TRE para utilizar o mecanismo mais seguro, eficiente e transparente em um pleito eleitoral. Em tempos de tentativas de retrocessos no país, é preciso lembrar a integridade e eficiência das urnas eletrônicas”, abalizou Inácio Krauss.

O presidente o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Roberto Porto, agradeceu a visita do presidente da OAB/SE e prontamente se colocou à disposição da Seccional. “Sinto-me honrado pela visita. A OAB – Seccional Sergipe é uma entidade da qual faço parte. O TRE-SE é parceiro da OAB; e comungamos e atuamos pelos ideais democráticos. Dr. Inácio Krauss, estamos sempre à disposição para atender a esse órgão nos limites da competência do TRE-SE, principalmente, no que for de interesse social.”

Na reunião, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Jefferson Feitoza, pontuou a necessidade da realização, por parte do Tribunal, de campanhas amplas em defesa das urnas. “É bom que essa defesa atinja toda a população para que a gente tenha eleições seguras”, destacou.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a urna eletrônica brasileira é um projeto maduro, que já completou 18 anos de existência. De acordo com a Corte, as urnas são seguras e confiáveis – tanto pelos softwares, quanto pelo acompanhamento de todo o processo pela sociedade.

Na reunião entre o Tribunal Regional e a OAB/SE, foi realizado também o convite aos membros do TRE para participarem da X Conferência Estadual da Advocacia que será realizada nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto através do “Zoom”, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Seccional e inscrições gratuitas pelo site da Escola Superior de Advocacia da OAB/SE.