X Conferência Estadual da OAB/SE promove abordagens sobre advocacia digital, ética e informação

A Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio da Escola Superior de Advocacia, deu início ao último dia da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana na manhã desta sexta-feira, 27, com abordagens sobre advocacia digital, ética e informação. Os temas foram assuntos do painel 4. A Conferência está sendo transmitida através do canal da OAB/SE no YouTube.

O presidente estadual da OAB, Inácio Krauss, participou da abertura do evento e afirmou, em mensagem de boas-vindas, que os temas ganham centralidade não só na Conferência, mas sobretudo dentro da própria Ordem, sendo um compromisso da gestão o debate sobre a era digital na advocacia. “São assuntos que são frequentemente debatidos em nossa Seccional”.

As painelistas convidadas foram Ana Holtz, advogada, designer e especialista em contratos, compliance e gestão de risco; Greice Stocker, conselheira Federal pela OAB/RS e relatora do provimento do CFOAB que regulamenta a publicidade e informação da advocacia; e Amanda Magalhães, presidente da Comissão OAB Jovem e integrante da “OAB Mulher”, da OAB/RJ.

Cadu Siqueira, presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, realizou a presidência de mesa do painel. Ana Holtz ficou com a incumbência de abordar o tema “Legal Design e Visual Law: do presente para o futuro”, dando início ao ciclo de explanações da manhã. “O que o design e o direito, juntos, podem fazer para melhorar a comunicação jurídica?”, indagou.

Ana considerou a forma como a informação é consumida hoje em dia e defendeu que o meio digital não suporta obscuridade e ambiguidade. “E se os operadores de Direito entregassem as informações do jeito que as pessoas entendem?”, analisou. Nesse contexto, ela falou do papel do design, dando exemplos do uso no exercício da profissão, como uso de gráficos em petição.

Greice Stocker palestrou sobre o novo provimento da publicidade na advocacia, dando enfoque no marketing de conteúdo das redes sociais. “A base legal que regula e habilita a publicidade na advocacia está no Estatuto da Advocacia, no Código de Ética e Disciplina e agora também no Provimento nº 205 da OAB Nacional, que revogou o provimento nº 94”.

“O Provimento 205 representa um marco do marketing na advocacia. Ele foi aprovado em julho no Conselho Federal e o início de sua vigência foi nessa semana, então essa é uma matéria bem nova. Em que pese nosso Código de Ética ter tratado de limites éticos na publicidade, o provimento 94 já tinha 20 anos e necessitava passar por uma atualização”.

A palestrante, Amanda Magalhães, encerrou o painel 04 trazendo reflexões acerca dos novos rumos do marketing jurídico. “O marketing surgiu para contribuir para o nosso exercício profissional. Adaptar-se às novas tendências trará muito impacto positivo para quem está advogando. Vale a pena a gente estudar para se destacar no mercado de trabalho”, disse.

Amanda teceu comentários sobre o marketing no presente e no futuro, esclarecendo que a matéria é sim possível de ser aplicada na advocacia. “O provimento 94 não tinha previsão alguma do marketing jurídico. Ele trazia de uma forma clara a publicidade informativa, mas o conceito da época era diferente. Era mais no sentido de informar dados objetivos”, ponderou.

Para assistir ao painel, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Rc4eXK3Eso4