Destaque nacional: representantes da OAB/SE tem artigos publicados em livro lançado pelo CFOAB

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, foram mais uma vez destaque nacional. A presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, Milla Cerqueira Fonseca, e o presidente da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Thiago Noronha Vieira, tiveram artigos publicados em livro lançado pelo Conselho Federal da OAB.

Coordenado por Lara Selem e Milla Cerqueira, o livro “Gestão, Empreendedorismo e Inovação na Advocacia” foi lançado no dia 30 de agosto e foi organizado por membros da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do CFOAB. O objetivo da obra é fortalecer os temas de gestão como meios objetivos e racionais para a profissionalização da classe em nível nacional.

Dividido em três partes (Gestão, Empreendedorismo e Inovação), o livro traz à luz da reflexão temas como a virtualização da operação jurídica e a controladoria jurídica, as características do comportamento empreendedor, o customer experience na era digital, o uso estratégico de formas de contratação de advogados, a Lawtech e Legaltech, a tributação na atividade, etc.

O artigo de Thiago Noronha está compreendido na parte III do livro (Inovação) e traz aspectos sobre Customer Experience, que é a totalidade de respostas cognitivas, comportamentais e sensoriais do consumidor durante o processo de consumo. Lawtech e Legaltech foram os temas abordados no artigo de Milla Cerqueira, que também compõe a parte III da obra.

“Além de autora no livro eu tive a honra de coordenar a obra. Fiz parte desde o projeto inicial até sua materialização. É uma bela iniciativa, que veio em boa hora. Sem a gestão, a inovação e o empreendedorismo, a advocacia ficaria incerta para os próximos anos. São habilidades que precisam não ser só cultivadas, mas efetivamente praticadas”, conta Milla Cerqueira.

Na avaliação dela, ainda há muito espaço a crescer, principalmente ante ao momento atual, no qual houve uma transformação acelerada em razão da pandemia. “O universo online dentro de um Brasil unificado é real. Sem dúvida, esse livro vem em boa hora para incentivar ideias, debates e aplicações de ordem prática sobre esses três temas que foram motrizes da obra”.

No âmbito pessoal e profissional, Milla ressalta a publicação da obra. “Esse é o meu quinto livro escrito e publicado, mas essa é a primeira vez que eu exerço o papel de coordenadoria da obra. Foi uma experiência diferente, que agregou bastante. Outros projetos virão com certeza a fim de unificar a advocacia e trazer formas de pensar diferente, com exemplos e práticas”.

Thiago Noronha afirma que o livro é marco para a Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do CFOAB e, consequentemente, também para a CGEI da OAB/SE. “É a primeira vez que uma comissão com esse tema entra no sistema OAB e isso é reflexo de bastante discussão, além da necessidade que há em naturalizar os temas na prática profissional da advocacia”.

“O mais bacana é que o livro foi pautado em temas que não são tão usuais. O assunto de meu artigo, por exemplo, é um tema que para a advocacia não é muito visto. Tanto é que tive bastante dificuldade de encontrar referências bibliográficas. Tive que ir em autores da área e a partir da minha vivência prática, adaptei para o contexto da advocacia”, diz.

“A gente tem a grata felicidade de ter dois autores sergipanos assinando artigos no livro. Isso ressalta a qualidade e as mentes disruptivas que temos aqui no Estado. Para mim, a publicação é um marco profissional e pessoal porque demarca um momento de certa maturidade de minha advocacia, sempre pautada na profissão aguerrida e empreendedora”, abaliza Thiago.

Além de Thiago e Milla, foram colaboradores do livro Alberto Monteiro, Alexandre Atheniense, Allinne Rizzie, Ana Lydia Seabra, Carmélia Alves, Cláudia Bernardino, Daniel Farias, David Novoa, Erika Siqueira, Felipe Bayma, Fernando Borges, Ísis Fontenele, Juliana Pacheco, Jullyanna Apolinário, Monalissa Dantas, Natália Von Sohsten, Pedro Pirajá e Sérgio Ludmer.

A obra pode ser adquirida clicando aqui.

Confira o sumário:

PARTE I – GESTÃO, p. 23

A VIRTUALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO JURÍDICA E A CONTROLADORIA JURÍDICA – Allinne Rizzie Coelho Oliveira Garcia, p. 29

GESTÃO JURÍDICA 4.0 E A TECNOLOGIA A SERVIÇO DE TODOS – Carmélia Alves, p. 41

A TRIBUTAÇÃO NA ATIVIDADE DE ADVOCACIA – Cláudia A. Lopes Bernardino, p. 49

A GESTÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA – David Cunha Novoa, p. 61

A TECNOLOGIA E A CONTROLADORIA JURÍDICA – Erika Siqueira, p. 77

EQUIPE JURÍDICA DE ALTA PERFORMANCE – Fernando Borges Vieira, p. 87

GESTÃO JURÍDICA DO INÍCIO AO FIM: GESTÃO DE MUDANÇAS – Ísis Passos Fontenele, p. 103

PRECIFICAÇÃO, CONTRATAÇÃO E COBRANÇA DE HONORÁRIOS – Monalissa Dantas Alves da Silva, p. 117

PARTE II – EMPREENDEDORISMO, p. 127

CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR (CCE’s) PARA UMA ADVOCACIA DE SUCESSO – Alberto Monteiro, p. 133