Grupo de Trabalho para revisão do Plano Diretor do Município de Aracaju apresenta ações realizadas

As ações do Grupo de Trabalho para revisão do Plano Diretor do Município de Aracaju, instituído há um mês na Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, foram apresentadas à advocacia e à sociedade na reunião ordinária do Conselho Seccional promovida nesta segunda-feira, 27.

A presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental da OAB/SE, Robéria Silva, falou acerca de algumas iniciativas realizadas pelo GT. Segundo Robéria, o Grupo se reuniu, no dia 24, com o CREA, o CAU e as assessorias jurídicas das vereadoras Linda Brasil e Ângela Melo.

Na ocasião, foram encaminhadas sugestões do GT, inclusive quanto à tentativa de suspender os procedimentos em curso. De acordo com Robéria, a medida se faz necessária diante dos prazos curtos, da falta de clareza e divulgação e do pouco número de audiências promovidas.

“A gestão participativa e democrática está prevista no Estatuto da Cidade e assegura a participação da população nas discussões e debates sobre o futuro da cidade, no sentido de que os cidadãos possam manifestar sua opinião no planejamento da cidade”, afirmou Robéria.

“Tem que ser garantida a participação popular. O processo de revisão do plano diretor requer discussões metodológicas acerca das condições e dos instrumentos democráticos a serem utilizados. É preciso o empenho do munícipio em envolver a sociedade”, completou.

Na oportunidade, entre conselheiros seccionais, também pontuaram aspectos sobre o assunto os membros do GT, Kleidson Nascimento (diretor-geral da Escola Superior de Advocacia) e Danielle Ferreira (presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/SE).

Tendo em vista as problemáticas sobre a revisão, o Grupo de Trabalho sugeriu a integração das demais comissões da OAB ao GT de acordo com seus eixos temáticos; além de oficiar o município de Aracaju, com o intuito de solicitar a suspensão dos procedimentos em curso quanto a revisão do Plano, tais como audiências públicas, consulta e encaminhamentos.

Robéria informou ainda que será realizada uma audiência pública, juntamente com o CAU e o CREA, no dia 04 de outubro, às 9 horas, no Plenário da OAB/SE, sob o intento de somar todas as considerações, contribuições e encaminhamentos propostos por todas as instituições, organizações e cidadãos.

“O planejamento participativo tem como elemento obrigatório a participação popular em todas as fases, o que pressupõe adoção de mecanismos de controle popular para as ações do poder público, devendo ser compreendido como um processo fruto de práticas de cidadania voltadas para eliminar desigualdades sociais e obstáculos para efetivação do direito à cidade”.

Integrantes

Os membros do GT são Kleidson Nascimento, diretor-geral da ESA; Pedro Celestino, presidente da Comissão de Direito Imobiliário Notarial e Registral da OAB/SE, Robéria Silva, corregedora-geral da OAB/SE e presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental da Seccional; Saulo Ismerim, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE; Saulo Álvares, presidente da Comissão de Direito Condominial; e Vitor Lisboa Oliveira, conselheiro federal da OAB/SE.