OAB/SE acolhe futuros advogados e advogadas para o ingresso no mercado de trabalho

Dentre as diversas ações de acolhimento institucional promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, está a realização do Curso de Ingresso à Advocacia. A iniciativa visa oferecer o apoio necessário aos bacharéis que prestarão compromisso, em breve, na OAB/SE.

Promovida nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, a qualificação abordou temas como a oratória e a sustentação oral; a ética, a publicidade e o marketing jurídico; as prerrogativas da advocacia, o peticionamento eletrônico, as inovações na era digital; entre outros.

Nesta edição do evento, a capacitação ocorreu de forma híbrida: virtual e presencialmente. O curso e a jovem advocacia foram prestigiados por integrantes da diretoria da OAB/SE, da Escola Superior de Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe.

Entre eles, Ana Lúcia Aguiar, vice-presidente da OAB/SE; David Garcez, diretor-tesoureiro da Ordem; Hermosa França, presidente da CAA/SE; Silvana Farias, vice-diretora geral da ESA; e Cadu Siqueira, presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia.

Na ocasião, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, esclareceu os procedimentos da cerimônia de compromisso, falou sobre a indispensabilidade da profissão e destacou a missão da entidade em promover e garantir a valorização da classe em início de carreira.

Em uma dinâmica de diálogo e acolhimento, Inácio ponderou a alegria da OAB em recepcionar os futuros profissionais. “Para nós, esse é um evento muito especial porque fomenta maior aproximação entre a Ordem e a advocacia. Nossa entidade está à disposição de vocês”, disse.

Nos três dias de evento, por meio de reflexões sobre os aspectos práticos relevantes para o exercício da profissão, palestraram sobre diversos assuntos Wesley Araújo, Carlos Eduardo Siqueira, Max Dória, Rivaldo Salvino, Silvana Farias, Fernanda Sousa e Tatiane Goldhar.

Acolhimento e emoção

“O curso marca o acolhimento da OAB aos novos advogados e advogadas, recepcionando-os com instruções essenciais ao início na profissão. É um momento de total interação em que os jovens profissionais podem tirar dúvidas”, contou o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento.

“Já fora dos bancos das faculdades, eles têm acesso nesse curso à temas relevantes. Nesta edição híbrida, foram respeitados todos os protocolos de segurança sanitária. É mais uma demonstração de como a OAB recebe de braços abertos e cuida da advocacia”, completou.

A coordenadora do Curso de Ingresso da ESA, Fernanda Silva Sousa, ressaltou o sentimento de emoção. “Voltar aos Cursos de Ingresso presenciais é bem diferente e emocionante. Voltar a encontrar todo mundo após tempos tão difíceis que a gente tem enfrentado é uma alegria”.

Suporte para o ingresso no mercado de trabalho

Cadu Siqueira, presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, avalia o curso como uma maneira de a OAB contribuir com o momento de transição do bacharel em Direito que acabou de sair de uma realidade acadêmica e passará a lidar com um ambiente profissional.

“Será um ambiente que ele terá que construir uma carreira através da obtenção de clientela e firmar-se enquanto profissional associado, empregado ou sócio de um escritório; bem como aderir a estratégias de inserção de atuação nas mais diversas áreas do Direito”, ponderou.

“A OAB faz-se presente nesse rito de passagem de uma realidade para outra. É essencial que a entidade faça esse acolhimento e passe a dar algumas diretrizes. Serve como ponto de partida, com premissas básicas para garantir uma boa orientação nesse início de carreira”, completou.

Para Cadu, a iniciativa trata-se da demonstração que a OAB estará à disposição durante todo o desenvolver do profissional. “O curso afirma que a advocacia entenda que tem na OAB um ponto de apoio, de acolhimento institucional e de auxílio em momentos de necessidade”.

Expectativas

Presente ao curso, o bacharel em Direito, Armando Guimarães, pontuou que a qualificação é uma importante iniciativa da OAB. “Estou animado e ansioso para ingressar no mercado de trabalho, mas esse curso me faz crer que tenho um futuro brilhante a percorrer”.

Armando contou que escolheu o Direito por influência familiar, mas no decorrer da graduação a área se tornou uma grande paixão. “Eu escolhi o Direito por conta de minha família, mas depois fui me apaixonando. Hoje, sinto que é uma paixão indescritível”, afirmou alegre.

Para a bacharela em Direito, Eduarda Santos Rodrigues, a expectativa é aprender mais em relação a área e conseguir resolver os litígios. “Para mim, seria gratificante conseguir resolver conflitos de meus clientes. Quero me tornar uma profissional eficiente para a sociedade”.

A futura advogada abalizou que o Curso de Ingresso é um acolhimento destacável. “Essa ação faz com que a gente perca o medo que todos os profissionais têm do futuro e isso dá um auxílio de como a gente pode e deve seguir e atuar no Direito”, analisou Eduarda.