“Nenhuma autoridade pode violar nossas prerrogativas”, afirma o presidente da OAB durante solenidade no Agreste 

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) se fez presente mais uma vez no interior sergipano para recepcionar com boas-vindas os mais novos advogados do agreste sergipano. A primeira solenidade presencial depois do alto pico de pandemia no país pôde acontecer presencialmente respeitando todos os protocolos de segurança durante a noite dessa terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana.

A mesa foi composta pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; pela vice-presidente da OAB, Ana Lúcia Aguiar; pela secretária-geral adjunta, Andrea Leite; pelo presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas; pelo presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, Marcos Oliveira; e pelo representante do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB, Jonathas Lima.

O presidente da Ordem, Inácio Krauss, fez a abertura da solenidade de entrega das credenciais aos novos advogados e advogadas. Na oportunidade, ele parabenizou a todos que passaram no XXXII Exame de Ordem e também aos familiares que se fizeram presentes na cerimônia. “Fizemos a solenidade aqui justamente para que os familiares e padrinhos, que acompanharam vocês durante todo esse período, desde quando passaram no vestibular até o exame de ordem, pudessem participar”, disse.

Krauss disse ainda que é um compromisso da gestão realizar a entrega da credencial onde o advogado e a advogada residem. “Seria até injusto vocês fazerem a faculdade e morarem aqui na região e terem que se deslocar até Aracaju. Reafirmo também a importância da presença dos familiares nesse momento ímpar da vida de vocês. Reputo que a advocacia não é melhor nem pior do que qualquer outra profissão, mas tem uma importância por estar definida na Constituição Federal e de tratar do direito do cidadão e da cidadã. Nós somos porta-vozes do cidadão e da cidadã e temos que ter compromisso e ética”, afirmou.

O presidente da OAB destacou também a importância da defesa das prerrogativas profissionais. “Todos vocês receberam uma cartilha sobre as prerrogativas, uma cartilha sobre a nova lei do abuso de autoridade. Não permitam que nenhuma autoridade viole as nossas prerrogativas, porque ao violar as nossas prerrogativas estão violando também o direito do cidadão e da cidadã”, frisou.

Inácio Krauss também falou da importância da defesa dos honorários, que são a fonte de sobrevivência dos advogados. “Se o advogado e a advogada não defendem os nossos honorários ninguém vai defender. Nosso dever, compromisso e valorização tem que começar por nós advogados e advogadas. Lutem, não desistam, advocacia não é profissão para covardes”, enfatizou.

Saudação

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas, fez a saudação de boas-vindas aos novos profissionais. Ele saudou aos novos integrantes da Ordem e também aos familiares. “Na nossa Regional a gente conhece os filhos e os pais e os laços de amizade vão se estreitando e esse é o sucesso da advocacia do Agreste, a união dela vem disso, vem muito do caráter, da retidão e da amizade que cada um nutre pelo outro”, ressaltou.

Leonardo afirmou que há dois anos está se vivenciando o período de pandemia e esse é o primeiro evento presencial. “Gostaríamos de ter aqui todos os familiares dos colegas, mas ainda nos sentimos com um pouco de receio”, afirmou.

O presidente da Regional de Itabaiana, disse que sabe muito bem a dificuldade que o jovem advogado e a jovem advogada enfrentam, principalmente no interior do Estado de Sergipe. “Na OAB discutimos a advocacia todos os dias e a partir desta data a casa de vocês também é a OAB. Temos a sede em Itabaiana e em outras cidades do interior e na capital e eu conclamo vocês a se fazerem presentes nas comissões temáticas, nas comissões regionais e na defesa intransigente da advocacia, sobretudo da jovem advocacia e da advocacia do interior”, salientou.

Ele disse ainda que muitas dificuldades virão, mas ressaltou que logo no começo da sua carreira recebeu o convite para estar à frente da Regional e muitos diziam que logo seria juiz. “Ser juiz, ser promotor não é promoção para advogado nenhum. Promoção para advogado é ser leal, ser reconhecido pela sua retidão, pelo seu caráter, pela sua disciplina, pelo bom direito, pela discussão acalorada e defesa intransigente da democracia, pela defesa dos seus direitos e dos direitos dos advogados. Convido vocês a fortalecer a bandeira da advocacia jovem, da advocacia do interior. Sejam muito bem-vindos!”, enfatizou.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite, fez a chamada nominal dos 22 novos advogados. “Parabenizo a todos os colegas, não somente aos novos advogados e advogadas, mas também as suas famílias, que estão igualmente de parabéns por essa importante conquista”, ressaltou.

Ela falou sobre o conteúdo do Kit de Boas-vindas, destacou a importância dos novos advogados e advogadas participarem das Comissões Temáticas, também pontuou sobre o relevante trabalho realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), braço social da OAB. “Através da CAASE os advogados e advogadas têm à disposição vários convênios com médicos, academias, restaurantes, com a oferta de descontos, o que é muito vantajoso e uma conquista para a nossa classe”, enfatizou.

Juramento

O novo advogado Fábio Santos da Cunha foi o juramentista da turma e responsável pela leitura do Termo de Compromisso. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do estado democrático, os direitos humanos, a justiça social e a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Assim eu prometo”, disse juntamente com todos os colegas.

O orador da turma Michael Douglas Menezes Alves, disse que foi uma honra ocupar a posição de orador, tentando exprimir um pouco do turbilhão de sentimentos e arrisco materializar em palavras o que estou sentindo. “A data de hoje é um divisor de águas na vida pessoal e profissional de cada compromissando, tenho certeza que é um dia memorável para todos nós. O ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil não é mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de alcançar os valores da justiça e da democracia”, enfatizou.

Todas as fotos estão disponíveis no Facebook da OAB/SE.