OAB lançará livro “O olhar contemporâneo sobre os métodos de resolução de conflitos: uma nova forma de ressignificar”

A OAB Sergipe, através da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, lançará no dia 21 de dezembro, a partir das 17 horas, o livro “O olhar contemporâneo sobre os métodos de resolução de conflitos: uma nova forma de ressignificar”. O evento acontecerá no plenário da OAB/SE, localizado na Av. Ivo do Prado, nº 1072, e será transmitido pelo Instagram da Ordem.

A obra é organizada pelas integrantes da Comissão, Patrícia França Vieira (presidente), Heidy Taiane Rocha Santos (vice-presidente) e Luciana Moraes do Nascimento Argôlo (secretária-geral), e reúne artigos de profissionais consagrados nacionalmente sobre meios alternativos para solução de conflitos e matérias relevantes para a advocacia na contemporaneidade.

No lançamento da publicação, Daniela Carvalho Almeida Costa, professora do Departamento de Direito da UFS, e Maria Conceição Figueiredo Rolemberg, procuradora de Justiça, serão as responsáveis por realizar a apresentação da obra, que é uma contribuição de advogados e advogadas que se comprometem diariamente com a propagação da cultura de paz.

A obra, que será lançada em formato físico e digital, traz 17 artigos sobre assuntos diversos relacionados aos métodos extrajudiciais, como Advocacia Consensual no acesso à Justiça; Sistema Multiportas; Mediação como mecanismo de gestão de conflitos na governança das empresas familiares; Divórcio sob o olhar da Mediação Sistêmica Extrajudicial; Mediação comunitária como política pública; etc.

“Enquanto presidente da CMCA e entusiasta da cultura de paz, encontro-me, neste momento, com um sentimento de dever cumprido, uma vez que fecharemos as atividades com chave de ouro com a entrega de um instrumento de cunho educativo à advocacia e à sociedade brasileira”, considera a presidente da Comissão, Patrícia França Vieira.

“O livro representa o esforço e dedicação de cada membro dessa nobre Comissão. É mais uma semente plantada do diálogo e do consenso, bem como uma constatação do quanto fomos importantes para o avanço das práticas restaurativas e colaborativas na sociedade sergipana. É um movimento que cresce. Sempre estivemos em sintonia e de mãos dadas para com todos que acreditam e levantam a bandeira da tão sonhada pacificação social”, afirma Patrícia.

Os autores e autoras da publicação são Dulce Maria Martins, Patrícia França, Claudjany Maria Brito, Luciana Moraes Argôlo, Adolfo Braga Neto, Ana Luiza Isoldi, Daise Montargil Oliveira, Emanuela L. M. Barreto, Claudiréia Pinheiro, Clair de Fátima Munareto, Heidy Taiane Rocha, Bianca Martins Gomes, Patrícia Batista dos Santos, Alana Cardoso de Argôlo, Aline Pinto Marques, Juliana Gois de Souza, Robéria Silva Santos, Amanda Greff Escobar, Asdrubal Nascimento Júnior, Maria Conceição Rolemberg e Fernanda Silva Araújo.

O livro, em formato digital, será oferecido gratuitamente para download a partir do 21.