OAB Sergipe pede providências ao TJ/SE sobre o caso de racismo sofrido por uma advogada na Comarca de Socorro

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe compareceu ao Tribunal de Justiça para pedir providências imediatas sobre o caso de racismo sofrido por uma advogada na Comarca do município de Socorro, na última terça-feira, 20 de setembro de 2022, envolvendo a colega advogada e mulher preta, Joyci Fernandes, no Fórum Des. Pedro Barreto de Andrade

Diante dos deveres constitucionais da Instituição e conforme os termos em vigência de uma política de prevenção e combate ao racismo e todas as formas de discriminação, a OAB/SE já solicitou informações, esclarecimentos e providências ao TJ/SE acerca do fato ocorrido, requerendo, desde já, a adoção de uma política antirracista no âmbito do Tribunal de Justiça, bem como o treinamento dos servidores e agentes de segurança que laboram na entrada dos fóruns, de modo que ocorra uma padronização do atendimento aos advogados e advogadas.

“Foi uma oportunidade de demonstrar nossa indignação com os fatos e defender a implementação de um protocolo antirracista no tribunal. O Dr. Edson Ulisses se mostrou solícito à pauta e, ao final, saímos com o compromisso de uma atuação conjunta de combate ao racismo”, pontuou o presidente Danniel Alves Costa.

Ainda na reunião, o TJ/SE reiterou seu compromissos de apurar com rigor os fatos, colaborando inclusive com a disponibilização do arquivo das câmeras de segurança.

Participaram da reunião o presidente da OAB/SE, Danniel Costa; o presidente do TJSE, Des. Edson Ulisses de Melo; a secretária-geral adjunta da OAB/SE, Clara Arlene Ferreira da Conceição; o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Carlos César do Nascimento Zuzarte; a vice-presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra em Sergipe, Joyciellen Santos Fernandes; a juíza auxiliar da presidência, Maria da Conceição da Silva Santos; a juíza de Direito e membro do Comitê Gestor da Equidade de Gênero e Raça do TJSE, Carolina Valadares Bitencourt; o secretário do Comitê Gestor da Equidade de Gênero e Raça e servidor do TJSE, Thyago Avelino Santana dos Santos, além servidora do TJSE e também membro do Comitê Gestor da Equidade de Gênero e Raça do Tribunal, Denise Alves dos Santos.

Fotos: TJSE
Por Innuve Comunicação
ASCOM OAB/SE