Após ações da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE, rede pública de Sergipe retoma realização de Transplante Renal

Após empenho da Comissão de Direito Médico e Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), o estado sergipano retomou, depois de 10 anos, a realização de transplante renal. O procedimento foi feito no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). “Até então, o último transplante renal, em Sergipe, havia sido realizado no ano de 2012, em uma unidade hospitalar particular”, explicou a presidente da comissão temática, Carolina Santos Teixeira de Menezes,

A cirurgia, envolvendo uma doadora viva, aconteceu no dia 6 de outubro deste ano. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no estado são, aproximadamente, 1500 pessoas fazendo alguma modalidade de diálise. “O preconizado é que 50% estejam inscritos em lista para transplante e uma média de 700 pessoas esperando transplante renal”, revelam dados do órgão.

Sobre a situação, a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE contou que no mês de fevereiro, ainda deste ano, o coordenador da Central de Transplantes no estado, Benito Oliveira Fernandez, explanou sobre o quadro de transplantes em Sergipe, e reforçou, à época, que a situação precisava de cuidados e atenção de todo segmento da sociedade.

Planejamento anual de ações
“Nós possuímos um planejamento anual de ações. Inclusive, temos aquelas que são prioritárias, como é o caso da Pediatria, dos transplantes e da saúde mental. Nossa primeira ação, enquanto comissão temática, foi a visita à Central de Transplantes do Estado de Sergipe. Conversamos com o Benito e colocamos a Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB à disposição. Na oportunidade, trouxemos ele para falar com os conselheiros sobre a importância da doação de órgãos e fomos até o Hospital Universitário (HU) para compreendermos o cenário moroso para os transplantes”, detalhou Carolina.

A presidente da Comissão ainda pontua que a OAB/SE oficiou os gestores da saúde e acompanhou a demanda até a retomada dos transplantes renais pelo HU, recebendo também a notícia de que o Estado está promovendo a habilitação do Hospital de Cirurgia para realização de transplantes de fígado e renais.

Texto: Aline Bittencourt
Fotos: ASCOM SES